Exposição celebra o Dia do Jornalista na galeria BenficArte

Cartaz dia do jornalistaEstá em cartaz, na Galeria BenficArte, a exposição “ExpoNews” que celebra o Dia do Jornalista (7 de abril). Acervo com fotos, quadros, réplicas, livros das duas organizações que representam os profissionais do Estado – a Associação Cearense de Imprensa e o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) – podem ser conferidos até o próximo dia 17.

O evento também presta homenagem ao patrono da imprensa cearense, Padre Mororó. Um outro espaço da exposição é o dedicado a profissionais que foram determinantes para o desenvolvimento da profissão no Estado como Blanchard Girão, Eduardo Campos, Lustosa da Costa, Venelouis Xavier e Demócrito Rocha.

O público poderá ainda ver imagens da primeira ata de assinatura da ACI e da placa que marca a doação da sede do sindicato. Também fotos dos primeiros jornais em circulação no Estado.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará foi fundado em 26 de maio de 1953, com o intuito de defender e representar a categoria. Na exposição comemorativa pelo Dia do Jornalista, serão exibidas fotos de campanhas realizadas pelo Sindicato, em prol dos reajustes salariais da categoria.

Outra luta recorrente e que também é ilustrada na mostra são as mobilizações contra a não obrigatoriedade do diploma para contratação de profissionais de jornalismo.

Exposição em homenagem ao Dia do Jornalista
De 07 a 17/04