Exposição na Galeria BenficArte celebra o Dia do Repórter Fotográfico

Exposição Dia do Repórter Fotográfico

“Olhares do Fotojornalismo Cearense” ficará em cartaz no 1º piso do Shopping Benfica, para visitação gratuita

A Galeria BenficArte apresenta, de 2 a 18 de setembro, a exposição coletiva “Olhares do Fotojornalismo Cearense”, com os principais registros de 17 repórteres fotográficos em atuação no Ceará. A exposição é alusiva ao Dia do Repórter Fotográfico e também prestará homenagem a três grandes nomes da profissão que trabalharam nas redações cearenses e são referência como colegas e profissionais: Levi Fonseca, Marcos Campos e Stênio Saraiva.

A exposição é uma parceria do Shopping Benfica com o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). Cada fotojornalista convidado a participar da exposição elencou imagens que marcaram suas trajetórias profissionais. Mais do que ilustrar uma reportagem, as fotos têm a “missão” de contar  histórias sem  palavras. Em exibição, o público poderá conferir fotografias que versam sobre os mais distintos enredos, assim como acontece nas páginas de jornais, dividido em editorias.

São fotos que mostram dor, superação, paixão e, acima de tudo, o talento de profissionais que fizeram de uma câmera, de uma lente, seus equipamentos que revelam a vida como ela é. O sofrimento com a seca e também a pobreza; a luta diária daqueles que todos os dias trazem   do mar o sustento da família. Pais e filhos em situação de precariedade e também crianças que não perdem a doçura do olhar em meio a brincadeiras fazem parte da mostra.

Há também imagens que revelam a paixão pelo esporte; ou o perigo que esses profissionais enfrentam todos os dias, na busca pela imagem perfeita, ao ficarem, muitas vezes, dentro de conflitos, ou em rebeliões. “O diretor de Ação Sindical do Sindjorce e repórter fotográfico do jornal O Povo, Evilázio Bezerra, que diz “estes profissionais são responsáveis por eternizar momentos e mostrar a nossa realidade com bastante profundidade e delicadeza através de suas lentes”.

“Olhares do Fotojornalismo Cearense” ficará em cartaz na Galeria BenficArte, no 1º piso do Shopping Benfica, para visitação gratuita, das 10h às 22h e aos domingos, das 15h às 21h.

Mais informações: 3243-1000.

Com informações da Ascom do Shopping Benfica