FENAJ busca apoio de entidades para proposta de taxação das plataformas e criação de fundo público para o jornalismo

Os debates do seminário “Jornalismo, Sim!” foram retomados nesta quinta-feira (19/08), com um novo encontro virtual entre a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e entidades da sociedade civil com atuação na Região Nordeste.

As atividades buscam debater uma proposta de taxação das grandes plataformas digitais para criação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo.

Para Samira de Castro, segunda vice-presidenta da FENAJ e diretora do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), a proposta busca garantir as liberdades de expressão e de imprensa, além de reafirmar a essencialidade do jornalismo para a democracia.

A Federação está propondo uma taxação especial as grandes plataformas digitais, por meio de uma Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE). Essa taxação teria uma variação gradual entre 0,5 e 5%, dependendo da receita bruta das empresas no Brasil.
“Quando falamos de acesso à recursos públicos, a FENAJ tem a concepção da necessidade de maior transparência possível, com participação e pluralidade”, afirmou Samira.

O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Edgard Patrício, avaliou que a proposta ainda coloca no financiamento um peso muito forte para a qualidade do jornalismo. “A crise é multidimensionada, financiamento pode ser uma das respostas, mas não a única. Há uma crise de gestão forte dos veículos”, disse.

A integrante do Intervozes, Ana Carolina Westrup, ressaltou a importância que a proposta se relacione com a agenda de regulação das plataformas digitais. Para ela, é preciso “organizar a proposta a partir de uma lógica efetiva para a democratização da comunicação e do fortalecimento do jornalismo profissional”.

Acompanhe como foi esse debate no YouTube da FENAJ

O seminário “Jornalismo, Sim!” é realizado pela FENAJ e pelos sindicatos filiados, com apoio da Fundação Friedrich Ebert, da Union to Union (UTU) e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Confira as datas dos eventos online (horário de Brasília), que serão transmitidos pelas redes sócias da Federação e dos Sindicatos dos Jornalistas:

24 de agosto – terça-feira – 19h – Sul
26 de agosto – quinta-feira – 20h – Sudeste