FENAJ orienta jornalistas a aderirem à Greve Geral dia 30 de junho

As centrais sindicais brasileiras indicaram a sexta-feira, 30 de junho, como data da próxima Greve Geral contra as reformas Trabalhista e da Previdência. No dia 28 de abril de 2017, mais de 40 milhões de pessoas aderiram à maior greve geral da história do país, sendo que jornalistas e Sindicatos da categoria, em vários Estados, integraram as mobilizações contra o desmonte dos direitos trabalhistas. E a expectativa do movimento sindical é que a Greve Geral, esta semana, seja maior que a anterior.

Em nota, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, repudiam a reforma trabalhista que está tramitando no Senado Federal (PLC38/2017) “porque ela rasga a CLT, amplia a precarização do trabalho, condena o/a trabalhador/a viver de bico, fragiliza a sua organização, a negociação coletiva, além de dificultar o acesso à Justiça do Trabalho”.
De acordo com as frentes, a reprovação do relatório da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, no dia 20 de junho, foi uma derrota do governo ilegítimo e demonstrou que a classe trabalhadora tem condições de barrá-la. “Este foi o resultado da pressão que estamos fazendo desde o início do ano nas bases eleitorais dos parlamentares e das ações de massa que promovemos que se intensificaram em março (nos dias 08, 15 e 3) e que culminaram com a histórica greve do dia 28 de abril e com a expressiva ocupação de Brasília, realizada no dia 24 de maio”, afirmam em nota.

Sindjorce fará assembleias dia 28

Seguindo orientação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da  Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realizará assembleias nos principais locais de trabalho, no dia 28 de junho, bem como na sede da entidade, a fim de deliberar a forma de participação dos jornalistas cearenses no movimento paredista. As assembleias iniciam às 15h, na Praça da Imprensa, seguindo às 16h no jornal O Povo, 17h30 no jornal O Estado e 19h no Sindicato.

Em carta circular enviada às direções sindicais, a presidente da Federação, Maria José Braga, avalia que “a categoria dos (as) jornalistas deve juntar-se aos demais trabalhadores (as) na luta para impedir que se consolidem os ataques aos direitos da classe trabalhadora, em especial, as reformas trabalhista e da Previdência Social”.

A FENAJ orienta seus Sindicatos a mobilizarem os jornalistas a participar da nova greve geral, promovendo mobilizações, realização de panfletagens, o uso de roupas pretas, manifestações nas ruas e outros atos contra as reformas do governo Temer.

“Não podemos permitir os retrocessos históricos em curso no país. Precisamos reagir!”, afirma Maria José. A FENAJ elaborou capa para Facebook, marcando o apoio dos jornalistas à greve do dia 30. E também o link https://twibbon.com/support/greve-geral-jornalistas-2, através do qual se tem acesso à moldura para perfis do Facebook. “Sugerimos que sejam disponibilizados a toda categoria”, explica.

Os jornalistas do Estado de São Paulo, por exemplo, já estão realizando atividades preparatórias para a Greve Geral. Em assembleias, na manhã da segunda-feira, 19, aprovaram o engajamento da categoria na greve do dia 30. E para preparar a participação desses trabalhadores, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), desde terça-feira, 20, está provendo reuniões nas redações, em diversas empresas de comunicação. As assembleias ocorridas, na segunda-feira, foram realizadas na sede do SJSP, no centro da capital, e também nas regionais da entidade em todas as regiões paulistas.

Com informações da CUT/ FENAJ e SJSP