Fortaleza sediará 38º Congresso Nacional dos Jornalistas em agosto

Faça sua inscrição AQUI

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), realizará o 38º Congresso Nacional dos Jornalistas, de 22 a 24 de agosto de 2019, em Fortaleza-CE. Com o tema central Afirmar o Jornalismo e o papel dos Jornalistas: função social, viabilidade econômica e desafios da profissão, o evento deve reunir cerca de 400 participantes, com atividades no Teatro São José e no Hotel Sonata de Iracema.

A abertura acontecerá no Teatro São José, na noite de 22 de agosto. A 38ª edição do Congresso Nacional dos Jornalistas terá também um caráter de homenagem a profissionais que, reconhecidamente, contribuíram com o desenvolvimento da atividade profissional no país: Alberto Dines, Audálio Dantas e José Marques de Melo.

O evento, que tem como público alvo os profissionais e estudantes de Jornalismo, comunicadores populares e outros trabalhadores da área da comunicação interessados em discutir as questões do Jornalismo, está estruturado em conferência de abertura, painéis de discussão, oficinas e plenárias deliberativas. Seguindo a tradição histórica de debates da categoria, será precedido de Congressos Estaduais e locais, realizados pelos Sindicatos de Jornalistas existentes no país.

Reunião da diretoria do Sindjorce com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista, e o assessor especial de Comunicação, jornalista Chagas Vieira, na qual ficou acordado o apoio ao evento

Esta edição do 38º Congresso Nacional dos Jornalistas tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Estado, da Câmara Municipal de Fortaleza, do Banco do Nordeste (BNB), dos mandatos dos deputados estaduais Augusta Brito (PcdoB) e Moisés Braz (PT), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufce), do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiagua) e do Sindicato dos Eletricitários do Estado do Ceará (Sindeletro). O apoio institucional é da Associação Brasileira da Podcasters (Abpod).

Luta pela democracia nas comunicações

Entidade máxima de representação dos jornalistas no Brasil, a FENAJ representa cerca de 100 mil jornalistas brasileiros. O Congresso Nacional dos Jornalistas é a maior instância de decisão da categoria, na qual são discutidas e aprovadas a linha política do movimento sindical nacional e as principais ações de luta da categoria para cada ciclo de dois anos.

“O 38º Congresso Nacional dos Jornalistas é o momento de a categoria renovar o compromisso ético e conclamar a sociedade a apoiá-la na luta pelo Jornalismo e pela democracia nas comunicações. É, portanto, um evento de grande importância social e política”, afirma a presidenta da FENAJ, Maria José Braga.

Participam do Congresso delegados sindicais escolhidos em congressos estaduais/municipais ou m assembleias, realizados pelos Sindicatos dos Jornalistas, além de profissionais da Comunicação, estudantes e professores de Jornalismo. O Congresso Nacional é, portanto, o espaço privilegiado do encontro de jornalistas de todo o país.

Reunião com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o coordenador de Comunicação da Prefeitura, jornalista Moacir Maia, com a diretoria do Sindjorce e a presidenta da FENAJ, Maria José Braga, na qual restou aprovado o apoio ao evento máximo dos jornalistas brasileiros