História do Movimento Negro é o tema do terceiro encontro do Curso Abdias Nascimento

Realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), o Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial chega ao seu terceiro encontro na próxima terça-feira (04/09) e tem como tema “História do Movimento Negro no Brasil e no Ceará”.

São convidados para a esta edição o professor doutor Arilson dos Santos Gomes, docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e a professora mestra Joelma Gentil.

Os convidados tecerão uma linha do tempo do movimento negro no Brasil, assim como os processos de construção de identidade da população negra no Estado do Ceará.

“Falaremos sobre origem, trajetória e atual condição do movimento social negro, fundamental para o desenvolvimento das políticas de igualdade racial no país. Ao mesmo tempo, entenderemos a constituição do movimento no Ceará, assim como seus principais expoentes e lutas”, adianta Silvia Maria Vieira, coordenadora pedagógica do curso.

As aulas estão marcadas para as 18 horas e acontecem na sede do Sindjorce (Rua Joaquim Sá, 545 – Dionísio Torres).

Conheça o currículo dos convidados:

Arilson dos Santos Gomes

Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Regime de Dedicação Exclusiva, lotado no Instituto de Humanidades e Letras (IHL), em Redenção – CE. Faculdades de Antropologia e de Humanidades, com atuação no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), na linha de pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Migrações. É chefe do Setor de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR da Unilab). Foi professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em Marabá – PA (2016-2017), onde exerceu o cargo de coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino, Educação Histórica e Direitos Humanos (2017). Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e Mestre pelo PPGH-PUCRS (2008), Aperfeiçoado em Educação e Diversidade pela Universidade de Brasília (UNB) (2006) e Graduado em História pela Faculdade Porto-Alegrense – FAPA (2004). Lecionou História no Ensino Médio e no Ensino Fundamental do Estado do Rio Grande do Sul (2009-2016). Foi coordenador do GT – Negros da Associação Nacional de História do RS – ANPUH-RS (2010-2016) e Primeiro Secretário da ANPUH-RS (2010-2012). Tem experiência na organização de encontros de formação para professores, cursos, seminários e mostras de trabalhos de estudos bem como no desenvolvimento de material didático e instrucional referente à Lei 10.639/03. Atua e desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: renovação da história política, história e cultura afro-brasileira, lugares sociais das produções negras e afro-brasileiras, movimentos sociais, ações afirmativas, história e patrimônio, protagonismo negro brasileiro e propostas de ensino de história das relações étnico-raciais e identitárias.

Joelma Gentil do Nascimento

Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2012) Possui graduação em Licenciatura Específica em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006). Pós-Graduação em Linguística Aplicada (alfabetização e letramento).A autora foi Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Fortaleza, EMEIF Jornalista José Blanchard Girão bem como Coordenadora Pedagógica do Programa Interministerial Mais Educação em Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Arte-educação, Africanidades Brasileiras, Juventudes ,Gênero , Alfabetização e Educação Ambiental.

Textos dos convidados:

Gomes+Oásis e desertos no Brasil