Homenagem aos jornalistas na Alece ganha defesa pela aprovação da PEC do Diploma

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta terça-feira (11/04), sessão solene para comemorar o Dia do Jornalista, celebrado anualmente na data de 07 de abril. A solenidade, promovida no Plenário 13 de Maio, contou com a presença de parlamentares e profissionais de comunicação do Ceará. O evento foi marcado pela defesa da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012, que restabelece a exigência do diploma de nível superior específico para o exercício do Jornalismo no país.

Compuseram a mesa os deputados Dra. Silvana (PL), que presidiu a sessão, Larissa Gaspar (PT) e Guilherme Sampaio (PT), autores do requerimento que originou a homenagem; assim como Almir Bié (PP) e De Assis Diniz (PT), subscritores da solicitação; além dos jornalistas, Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Salomão de Castro, representando a Associação Brasileira de Imprensa (ABI); e Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

Ao usar a tribuna, a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, cobrou a aprovação da PEC do Diploma pela Câmara dos Deputados. “Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que dispensou a necessidade de diploma para o exercício da profissão, houve uma precarização do trabalho, fortalecida pelo discurso de ódio destinado ao jornalismo profissional”, destacou.

“As entidades sindicais de jornalistas transformaram este 7 de abril de 2023 em um momento de discussão de iniciativas e de lutas que revertam este quadro, melhorando o ambiente do jornalismo”, disse Samira, elencando três as questões prioritárias:  o restabelecimento da formação superior em Jornalismo como exigência ao exercício profissional; a aprovação de uma nova regulamentação da profissão de jornalista para incorporar as novas funções advindas com a tecnologia e as mudanças na comunicação; e a criação de um fundo de fomento ao jornalismo, tendo como uma de suas fontes a taxação das plataformas digitais.

Já o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, convidou os companheiros de profissão para unirem-se em prol de novas conquistas e patamares. “O momento é de esperança para que nós possamos reconstruir a atividade profissional dos jornalistas e o jornalismo no Brasil”, disse.

“Fortalecer o jornalismo e o ofício de jornalista é a vacina contra a desinformação, protegendo a sociedade contra essa ameaça à democracia e ao bem-estar social. Nosso ofício está fragilizado, porém ainda essencial.”, completou o dirigente, acrescentando que “enquanto houver vida em sociedade, vai haver jornalismo”.

Deputados destacam papel do jornalista na sociedade

Larissa Gaspar destacou a importância da categoria na atuação em defesa da democracia e do acesso à informação. Segundo ela, a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, e o acesso à informação são direitos fundamentais e não podem ser negados e têm de ser assegurados aos profissionais de imprensa.

Para Dra. Silvana, a atuação jornalística deve estar intrinsecamente ligada à ética, servindo de instrumento para a superação dos desafios enfrentados na sociedade. “Confiamos que os jornalistas sejam paladinos da verdade e da justiça, asseguradas pela retidão ética em seu cotidiano profissional”, declarou.

O deputado Guilherme Sampaio enfatizou a essencialidade do papel dos jornalistas no atual contexto social de abundância de informação propiciada pelo advento da internet. “A gente nunca precisou tanto do jornalismo, como nesse universo multifacetado de fontes de informação como esse que nós vivenciamos”, disse.

Homenagens

Durante a cerimônia, foram homenageados os jornalistas Fernando Maia; Eliomar de Lima; Claudio Teran; José Edison da Silva; Sara Oliveira; Inês Aparecida; Kamila Fernandes; Samira de Castro; Ana Maria Xavier; Raimundo Nonato de Lima; Rafael Mesquita; Francisco Carlôto Costa e Silva; Darlano Coelho Pinheiro; Francisco Wellington Lima; Cláudio Silvelino Martins da Silva; Fagner Leandro de Lima; Inácio Aguiar; e Chagas Vieira.

O jornalista Roberto Moreira rememorou sua trajetória na comunicação e agradeceu aos colegas de profissão e a sua família. Ele comentou também sobre as expectativas para a categoria, “agora o debate é sobre qual o futuro se espera para o jornalismo. O parlamento tem que ser aberto porque é uma casa de debate, de discussão e é a única porta de entrada da sociedade para podermos exercer nossos direitos”.

O jornalista Renato Abreu, apresentador do programa “Questão de Ordem”, da TV Assembleia, aproveitou a oportunidade para celebrar os 17 anos de existência da emissora. Renato ressaltou ainda as provações que o jornalismo enfrentou ao longo da história. “O jornalista tem que ter compromisso com a verdade, tem que ser refém do fato. Você combate fake news é com os fatos”, pontuou.

Com informações da Agência Assembleia

Foto: Marcos Moura/ALECE e Sindjorce