Inscrições para o Prêmio BNB de Jornalismo vão até o dia 18 de janeiro

Email MKT - Prêmio de Jornalismo 2016A edição 2016 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas até 18 de janeiro de 2016, com chamada a trabalhos jornalísticos profissionais ou universitários, produzidos em todo território nacional, para veículos impressos, TV, rádio ou internet.

A premiação deste ano distribuirá R$ 183 mil entre os premiados, trazendo melhorias no regulamento e nova identidade visual.

Uma das novidades, o Grande Prêmio Nacional, destinará R$ 35 mil ao autor do melhor trabalho, independente da mídia em que ele tenha sido publicado. As categorias de Prêmio Nacional Mídia Impressa; Fotografia; TV; Rádio; e Internet concederão, cada uma, R$ 18 mil.

Os vencedores da Regional I (trabalhos de Bahia, Pernambuco e Ceará), II (Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e área de atuação do Banco em Minas Gerais), III (Piauí, Alagoas, Sergipe e a área de atuação do Banco no Espírito Santo) e Extrarregional receberão R$ 12 mil.

Haverá, ainda, dois prêmios de R$ 5 mil: um para o melhor trabalho universitário e outro para jornalistas de cidades com menos de 100 mil habitantes. A partir desta edição, a categoria Fotografia não se restringe mais a reportagens impressas e abrange também trabalhos virtuais.

Guiando-se pelo princípio da promoção da equidade, mantêm-se premiações regionais e prêmio especial para produção oriunda de veículo instalado em cidade com menos de 100 mil habitantes.

Os trabalhos serão avaliados por aspectos técnicos e também pelo retrato apresentado de iniciativas ou atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente corretas e que respeitem o principio da diversidade cultural.

Editado desde a década de 1980, a premiação consolida-se a cada ano como uma das mais importantes no reconhecimento ao fazer jornalístico do País. Desse modo, o Prêmio tem estimulado o debate sobre as mais variadas vertentes do desenvolvimento regional sustentável.

As inscrições podem ser feitas até 18 de janeiro de 2016. O formulário está disponível no site www.bancodonordeste.gov.br.

Fonte: Imprensa/BNB