Jornalistas de Rádio e TV: referência para as negociações, INPC fecha 2022 em 5,93%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de janeiro a dezembro de 2022 — percentual usado como referência para o reajuste salarial dos jornalistas de mídia eletrônica do Ceará — ficou em 5,93%, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta deve ser a correção anual mínima aplicada aos salários dos operários da notícia do estado, que também reivindicam 3,5% de ganho real, acima do INPC, de forma retroativa a 1º de janeiro de 2023.

De acordo com o Instituto, na reta final de 2022, o INPC, que mede a inflação percebida por famílias com renda entre um e cinco salários mínimos mensais, entrou em rota de crescimento, que foi de 0,69% em dezembro, após alta de 0,38% em novembro. Ainda assim, os 5,93% são bem inferiores ao “escandalosos” 10,16% de 2021. Até novembro, o resultado acumulado em 12 meses tinha sido de 5,97%. A taxa de 2022 é o menor resultado anual desde 2020 (5,45%).

A alta nos preços de alimentos – com maior impacto no INPC – passou de 0,55% em novembro para 0,74% em dezembro. Já nos preços de produtos não alimentícios a variação foi de 0,32% em novembro para 0,67% em dezembro.

Todas as dez regiões pesquisadas pelo IBGE no INPC tiveram alta em dezembro de 2022. Em Fortaleza, o índice fechou acima da média nacional, chegando a 6,05%.

O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979 e abrange dez regiões metropolitanas do país, além das cidades de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

Negociações com as empresas

Ao tomar conhecimento das atualizações econômicas do IBGE, o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, imediatamente, voltou a cobrar ao Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Ceará (Sindatel) para que sejam iniciadas as negociações salariais de 2023.

De acordo com o dirigente, a bancada patronal já havia colocado em mesa que estaria garantida, pelo menos, a reposição da inflação acumulada de 2022. “Entendemos que o diálogo já estava avançado e precisamos que seja retomado. Vamos debater a necessidade de aumento acima do INPC, que volta a patamares normais. Com a estabilização econômica do país, é hora das empresas garantirem reajustes dignos para os jornalistas”, explica o presidente.