Jornalistas elegem Comissão Eleitoral e aprovam calendário das eleições do Sindjorce

Os jornalistas cearenses elegeram, na noite da última terça-feira (19/04), os membros da Comissão Eleitoral (CE) que irá coordenar o processo de eleição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Delegados junto à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Comissão Estadual de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). A Assembleia Geral Extraordinária foi realizada em formato híbrido, com a presença de associados na sede do Sindjorce e na sala de Zoom aberta para a ocasião.

Conforme o Estatuto do Sindjorce, a Comissão Eleitoral é constituída de três membros efetivos e dois suplentes, podendo não necessariamente ser participantes da categoria, devendo, todavia, serem pessoas idôneas e com ampla experiência sindical. Além disso, em sua composição a CE dever conter, no máximo, um(a) diretor(a) da gestão cujo mandato estiver terminando, desde que este (a) não seja candidato(a).

Emanuel Menezes, Adriana Carvalho, Thiago Marinho, Lúcia Estrela e Claudiane Lopes constituem a Comissão Eleitoral local

Foram eleitos como titulares os jornalistas Claudiane Lopes (jornal A Verdade), Lúcia Estrela (aposentada) e Thiago Marinho (freelancer). Os suplentes são Adriana Carvalho (da Fetamce) e Emanuel Menezes (da FUP). Pelo Estatuto do Sindjorce, os três jornalistas também coordenarão o processo eleitoral da FENAJ localmente. Já os suplentes se dedicarão exclusivamente ao pleito do Sindicato. Os titulares da Comissão Eleitoral, entre si, elegerão seu presidente e secretário(a).

O presidente do Sindjorce e diretor de Mobilização da FENAJ, Rafael Mesquita, explicou que, conforme reza o Estatuto do Sindicato, as eleições para renovação da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Delegados Representantes junto à Federação e Comissão Estadual de Ética serão realizadas trienalmente e deverão ocorrer nas mesmas datas e simultaneamente às da direção da Federação. Desta forma, o pleito estadual terá de ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de julho deste ano.

Definido o calendário da FENAJ, a Comissão Eleitoral local irá providenciar todos os trâmites dos pleitos estadual e nacional Todas as comunicações oficiais da CE serão feitas pelo site e redes sociais do Sindjorce.

Fotos: Evilázio Bezerra