Jornalistas elegem delegados para 37º Congresso Nacional da categoria

f48d4d2d-0777-4046-9f74-b28d6762e42eAssociados reunidos em assembleia geral extraordinária da categoria, realizada no auditório da sede do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), no dia 6 de agosto, elegeram os cinco delegados profissionais e um delegado estudante que irão representar o Ceará no 37º Congresso Nacional dos Jornalistas, a ser realizado de 25 a 28 de abril, em Goiânia (GO).

A presidente do Sindicato, Samira de Castro, abriu os trabalhos da assembleia e convidou a se credenciarem com crachá os jornalistas em dia com as suas obrigações sindicais. Ela explicou que, de acordo com o número de sindicalizados informados à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a delegação do Sindicato do Ceará teria direito a cinco representantes profissionais e um estudante.

Após a explicação inicial, foram convidados a se candidatarem às vagas os jornalistas presentes. Foram inscritos 11 profissionais e um estudante. Por não haver nenhum outro acadêmico de Jornalismo, foi aclamado Antônio Lima como representante estudante.

Na sequência, passou-se a votação dos delegados profissionais. Estavam inscritos Washington Feitosa, que recebeu 30 votos; Telma Costa, que alcançou 30 votos; Salomão de Castro, com 30 votos; Anderson Sandes, com 30 votos; Germana McGregor, com 29 votos; Helly Elery, com 29 votos; Ana Alice Nogueira, com 29 votos; Livino Neto, com 29 votos; Lúcia Estrela, com 28 votos; Nathan Camelo, com 26 votos; e Daniel Galber, com 4 votos.

5e666e37-6f33-4b11-b79e-f82c09136ca6Dessa forma, foram eleitos imediatamente como delegados Washington, Telma, Salomão e Anderson. Ficaram empatados e candidatos a última vaga de delegado: Germana, Helly, Ana Alice e Livino. No momento da votação de desempate, Ana Alice e Helly retiraram suas candidaturas. Sendo assim, no desempate, Germana obteve 29 votos e Livino 27, ficando eleita a primeira dentro das cinco vagas para delegado. Ficaram como profissionais suplentes, por ordem de classificação: Livino Neto, Lúcia Estrela, Nathan Camelo, e Daniel Galber.

Tumulto

A assembleia foi marcada por um tumulto provocado pelo grupo de oposição à recém-eleita diretoria do Sindjorce. Constatada a entrega de crachá de votação a um associado inadimplente, a mesa de condução dos trabalhos solicitou a atenção da plenária para a checagem de uma informação repassada pelo funcionário do Sindicato, que cuida do processo de quitação de mensalidade de sócios. Segundo o funcionário, um associado presente à assembleia não estaria apto a participar da escolha dos delegados.785b593b-edff-4d15-a249-4037864dba3d

A mesa solicitou “se alguém estiver inadimplente e, portanto, inapto a votar, por favor se manifeste”. O associado, por sua vez, argumentou que estava aposentado. Porém, a diretoria informou que não constava no Sindicato a apresentação de nenhum documento que comprovasse tal situação.

Depois de longa discussão e e troca de acusações, a participação do associado foi acolhida, desde que, após a assembleia, ele apresentasse documentação pertinente ao registro como aposentado, sob pena de anulação da assembleia.

Na semana seguinte ao pleito, porém, foi registrado que o associado não só devia à entidade documentos comprobatórios de aposentadoria, como tinha débito de mensalidades com o sindicato, que eram anteriores ao ingresso na condição de aposentado. O jornalista acabou por quitar a dívida.  O Sindjorce também comprovou para o associado que este não estava em lista de votação do pleito de 19 a 21 de julho, justamente por estar inadimplente.

Toda essa documentação (recibo de pagamento de débito, comprovante de aposentadoria e lista de votantes das eleições sindicais) está na sede da entidade, para consulta dos associados.

Por outro lado, associados aptos a votar foram constrangidos, como aposentados, repórteres cinematográficos e assessores de imprensa que chegaram após a assembleia já iniciada. Pelo menos dois jornalistas adimplentes ficaram sem votar, diante do tumulto causado na hora do desempate entre os candidatos.