Jornalistas protestam contra atrasos de salários e descumprimento de direitos na TV União

Mesmo debaixo de chuva, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), com apoio da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT/CE), realizou, nesta quinta-feira (7/02), ato de protesto contra o atraso de salários e benefícios dos jornalistas e demais trabalhadores empregados da TV União.

A atividade contou com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil do Ceará e integrantes da Unidades Classista, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Ceará.

Na ocasião, os dirigentes do Sindjorce denunciaram o descaso com os profissionais que foram demitidos da TV e não receberam as verbas rescisórias. Quem permanece empregado não recebeu os proventos de dezembro e janeiro, nem 13º salário.

A presidente do Sindicato e segunda tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, lembrou que a emissora é uma concessão pública e que os trabalhadores não podem pagar a conta da má gestão da empresa familiar.

O secretário-geral do Sindjorce e diretor de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita, reforça as denúncias contra a TV União, que não vem recolhendo o FGTS dos trabalhadores, além de não pagar salários, benefícios e as verbas rescisórias de jornalistas e radialistas demitidos em dezembro de 2018.