Luis Felipe Miguel lança em Fortaleza livro sobre crise e democracia

O professor da Universidade de Brasília (UnB) é o grande convidado da aula inaugural do Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará

O professor Luis Felipe Miguel lança, no dia 22 de setembro, em Fortaleza, o livro “Democracia na periferia capitalista: impasses do Brasil”. O estudo mescla a discussão teórica com a análise da atual conjuntura da política brasileira nas últimas décadas. O lançamento acontece na aula inaugural do Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que tem como tema Direitos Humanos e Comunicação Democrática. A palestra é aberta ao público e ocorre no auditório do Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (R. Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape).

No livro, o autor reflete sobre a atual crise da democracia, discutindo as fragilidades do arranjo político, e analisa de forma minuciosa a trajetória do Partido dos Trabalhadores (PT) e o ressurgimento de uma forte extrema direita em uma ordem social hoje em crise. O pesquisador também aponta os desafios que precisam ser enfrentados para que a reconstrução democrática no Brasil se mostre mais sólida e duradoura.

Um dos pensadores mais relevantes do Brasil contemporâneo, Luis Felipe Miguel é professor titular livre do instituto de Ciência Política da Universidade Brasília (UnB), no qual coordena o grupo de pesquisa sobre democracia e desigualdades. Entre suas obras, figuram também “Democracia e representação: territórios em disputa” (Editora Unesp, 2014), “Consenso e conflito na democracia contemporânea” (Editora Unesp, 2017) e “Dominação e resistência” (Boitempo, 2018).

O evento será seguido de uma sessão de autógrafos.

Curso Messias Pontes

Realizado pelo Sindjorce, com o apoio da Fenaj e do Curso de Jornalismo da UFC, a formação contará com 11 encontros presenciais, sempre às quintas-feiras à noite, e tem o propósito de capacitar profissionais e estudante de Comunicação para que, através de seu trabalho cotidiano, possam colaborar com a promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

As inscrições seguem abertas AQUI.

Serviço:

Aula inaugural do Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos

Lançamento do livro “Democracia na periferia capitalista: impasses do Brasil”

22 de setembro, às 18h, no Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (R. Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape).