Manuela d’Ávila e presidente do Sindjorce discutem Fake News e impactos da pandemia em evento da UFCA

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) promove, nesta quinta-feira (29/04), às 18h30, uma aula aberta sobre Fake News e os impactos da pandemia para o jornalismo cearense. O evento online contará com a participação da jornalista e ex-candidata à vice-presidência da República, Manuela d’Ávila, e do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita. A aula, que marca o lançamento da V Semana de Jornalismo do Cariri, será transmitida de forma virtual e gratuita pela Plataforma Google Meet. As inscrições para o evento encerram-se ontem (28).

Rafael Mesquita, que além de presidir o Sinjorce é diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), vai fazer uma análise da conjuntura atual do trabalho dos jornalistas, abordando questões como precarização, redução salarial, violência, adoecimento e mortes de profissionais vítimas do Covid-19. “É importante trazer elementos dessa realidade para os acadêmicos de Jornalismo por estarmos vivendo uma série de ataques por conta do ambiente de desinformação em massa. Embora os jornalistas estejam trabalhando apesar dos decretos, muitos sofreram redução salarial e até mesmo violência, seja verbal ou física, e inclusive assassinatos, que vemos precedentes na época da ditadura militar”, destaca o líder sindical.

Relatórios publicados pela FENAJ apontam que o Brasil é o país com maior número de jornalistas mortos por Covid-19 e que a violência contra jornalistas cresceu 105% em 2020, em comparação ao ano anterior. Além de debater os impactos da Covid-19 na atividade jornalística, o evento de lançamento da V Semana de Jornalismo do Cariri terá a participação da jornalista Manuela d’Ávila, que vai contar sobre sua experiência no enfrentamento às Fake News, tema de seu último livro, lançado em 2020.

V Semana do Jornalismo

A quinta edição da Semana de Jornalismo do Cariri ocorrerá entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. A programação completa do evento será divulgada pela UFCA no evento dfer lançamento desta quinta-feira. Todas as edições anteriores da Semana do Jornalismo da UFCA são gratuitas e todos convidados também comparecem de forma colaborativa, sem pagamento de cachê. Marcado pela diversidade de convidados e temas, o evento já recebeu nomes como os jornalistas Francisco José, João Hilário, Normando Sóracles, Thays Lavor e Monike Feitosa.

Sobre Rafael Mesquita

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação. Assessor de Imprensa da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Rafael Mesquita preside o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) e é diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Fonte: Jornalismo UFCA