Oficina abordará “Redes sociais, infância e adolescência”

O terceiro encontro do Ciclo de oficinas: infância e juventude em pauta – Comunicação e direitos humanos em tempos de desinformação acontecerá neste sábado (03/10), a partir de 9h, com o tema “Redes sociais, infância e adolescência”. O facilitador é Guilherme Alves, coordenador de Engajamento de Jovens da SaferNet Brasil.

O ciclo formativo é uma parceria entre a Terre des hommes Brasil (Tdh) e o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que tem por objetivo qualificar a abordagem de estudantes e profissionais da comunicação cearense na perspectiva dos direitos humanos, especialmente de crianças, adolescentes e jovens.

Totalmente online e gratuito, o ciclo de quatro oficinas terá certificação pelo Instituto Terre des hommes. O último encontro, no sábado seguinte, vai tratar das abordagens desejadas no jornalismo. Os facilitadores são profissionais de destaque no meio acadêmico e jornalístico.

Confira o conteúdo da Oficina 3 | Redes sociais e infância e adolescência

– Jornalismo multiplataforma e excesso de informação (infodemia)
– Desinformação (fake news)
– Como proteger crianças e adolescentes?

Sobre o facilitador

Guilherme Alves é mestre em Tecnologia e Sociedade (UTFPR) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UERJ). Coordenador de Engajamento de Jovens na Safernet Brasil, atuando em projetos de educação para uso crítico, seguro e responsável da Internet e das tecnologias digitais. Como jornalista, tem experiências em assessoria de comunicação, reportagem e mídias sociais em organizações da sociedade civil. Como pesquisador, atuou em projetos sobre economia de mídia (2013-2016), políticas de universalização de banda larga e democratização da comunicação (2015-2016) e inclusão digital, interação humano-computador e não-usuários de Internet (2018-2020). Foi membro (2018-2020) do Conselho de Diretores do Youth Observatory, organização internacional que fomenta a participação de jovens nos espaços regionais e globais de Governança da Internet, e desde 2016 participa de projetos educacionais sobre privacidade, cibersegurança e desinformação na Internet.