Parlamentares cearenses apoiam nota da Comissão Nacional de Ética sobre a eleição presidencial

A nota da Comissão Nacional de Ética acerca da eleição presidencial, subscrita por 13 Comissões Estaduais de Ética dos Jornalistas brasileiros, repercutiu na terça-feira (23/10) na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembleia Legislativa do Ceará. O assunto foi tema de pronunciamentos do vereador por Fortaleza e deputado estadual eleito Acrísio Sena (PT) e dos deputados estaduais Renato Roseno (PSOL) e Rachel Marques (PT).

“Em razão do processo eleitoral para a escolha do presidente da República marcado por clara disputa entre um projeto democrático e outro autoritário, que atenta contra os direitos fundamentais da pessoa humana e a própria Democracia, a Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas e as Comissões Estaduais de Ética convocam os profissionais para que reafirmem os princípios éticos de nossa profissão”, alertam os colegiados na nota, em alusão, respectivamente, às candidaturas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).

Em seu pronunciamento, Acrísio Sena ressaltou a importância do manifesto, principalmente devido as falas de “desrespeito aos direitos humanos” pelo candidato Jair Bolsonaro e pela disseminação das notícias falsas (fake news) ao longo do segundo turno.

Segundo Renato Roseno,  o discurso do candidato do PSL é violento e ameaça opositores de forma clara. O deputado enfatizou que associações, como a Convenção Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entre outros, se posicionaram contra o discurso de Bolsonaro. “Todos disseram repudiar toda manifestação de ódio, violência, intolerância, preconceito, bem como a toda incitação política e propostas que possam ser tolerantes com a intolerância”, assinalou.

A deputada Rachel Marques apontou que o eleitor deve ficar alerta para todo discurso preconceituoso que fere a democracia e os direitos humanos. “Não podemos compactuar com um discurso violento. Devemos votar em favor da democracia e dos direitos a todos os cidadãos”, afirmou.

Uma iniciativa da Comissão de Ética dos Jornalistas do Ceará, a nota conta ainda com a Comissão Nacional de Ética (CNE) e os colegiados de Brasília, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e do Município do Rio de Janeiro.

Confira a íntegra da nota no link https://bit.ly/2ScGd0D

(Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará e da Comissão de Ética dos Jornalistas do Ceará)