Paulo Bonavides reforça trajetória de luta do Sindjorce

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) entregou, na manhã desta quinta-feira (25/04), o certificado de homenagem da Assembleia Legislativa do Estado ao fundador e primeiro presidente da entidade sindical, o jurista e jornalista Paulo Bonavides. Na oportunidade, estiveram presentes a presidente do Sindjorce,  e segunda tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro; o secretário-geral e diretor de Educação da FENAJ, Rafael Mesquita; e a diretora do Departamento de Aposentados e integrante da Comissão Estadual de Ética, Telma Costa.

O sócio-fundador agradeceu a honraria, concedida por ocasião dos 65 anos do Sindjorce, em 2018, em Sessão Solene a qual não pode estar presente por motivos de saúde. Bonavides narrou as dificuldades enfrentadas durante o processo de criação do Sindicato, destacando a trajetória de lutas da entidade máxima representativa da categoria no Estado. “Sinto-me muito honrado e emocionado pela homenagem do meu sindicato. Lembro-me de como enfrentamos resistências dos poderosos donos dos jornais, à época comandados pelos Diários Associados”, comentou.

O renomado jurista lembrou o receio de parte dos jornalistas cearenses em criar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará, uma vez que já existia a Associação Cearense de Imprensa. “Enfrentamos a desconfiança de quem fazia parte da ACI. Mas argumentei à época que eram entidades com atribuições diferentes. O Sindicato representa e defende os interesses da classe, enquanto a ACI reúne trabalhadores e patrões, cum contexto associativo”.

Aos 94 anos, Bonavides se mostrou preocupado e agradeceu o empenho da atual diretoria em continuar na batalha incessante por melhores condições de trabalho para a categoria e comparou a atual situação vivenciada pelos jornalistas – com perseguições, práticas antissindicais e desvalorização profissional – com os primórdios da sua atuação à frente do Sindjorce. “Acompanho as atividades do nosso sindicato, à distância, e desejo a vocês disposição constante para a luta”, acrescentou.