Representantes de organizações da sociedade civil e dos órgãos do governo, do judiciário, das universidades e conselhos profissionais que compõem o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará (CEDDH-CE) tomou posse na tarde desta segunda-feira, 28 de agosto, para mais um mandato de dois anos (2017-2019), no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) integra o colegiado, tendo como titular a presidente, Samira de Castro, e na suplência, o secretário-geral, Rafael Mesquita. Na primeira reunião do CEDDH-CE, já agendada para 4 de setembro de 2017, às 14 horas, na Secretaria da Justiça (Sejus), será eleita a nova diretoria executiva.
A solenidade contou com as presenças da atual presidente do CEDDH-CE, Marileide Luz (Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza), do vice-presidente Demitri Cruz (Coordenadoria de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Gabinete do Governador), da secretária de Justiça, Socorro França, do juiz Marcelo Roseno (representando o Tribunal de Justiça), além do deputado estadual Renato Roseno, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará.
Marileide Luz destacou o trabalho realizado pelo CEDDH-CE nos últimos dois anos, no acompanhamento das violações e relatou os casos mais difíceis, como o da Chacina da Grande Messejana. “Não dá para se ausentar e assistir os níveis de violações (dos direitos humanos) em silêncio”, disse a presidenta da gestão que se encerrou, destacando que o colegiado “reafirmou os desafios com clareza das limitações”.
Parabéns aos valorosos companheiros Samira e Rafael Mesquita. Sua participação no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Estado do Ceará certamente será muito frutífera. Grande abraço.