Profissionais e entidades são homenageados na abertura do I Encontro Regional de Jornalistas do Cariri

A abertura do I Encontro Regional de Jornalistas do Cariri, realizada na noite de 19 de outubro de 2018, no Memorial padre Cícero, foi marcada por homenagens aos profissionais que atuaram – e ainda atuam – na região. Com o tema “Subjetivo e (hiper) local: novas possibilidades jornalísticas”, o encontro foi o primeiro realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) fora da Região Metropolitana de Fortaleza

Cinco profissionais locais receberam troféus do Sindjorce, pelos serviços prestados ao jornalismo: Antônio Vicelmo (Rádio Educadora do Cariri), na solenidade representado por seu filho Paulo Hernesto, Demontieux Fernandes (editor e publisher do jornal Folha da Manhã), Elizangela Santos (Secretária Especial de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro do Norte), Franzé Souza (Rádio FM Padre Cícero) e Jeorge Ulisses (repórter cinematográfico e professor municipal).

Na ocasião, a presidente do Sindjorce, Samira de Castro, entregou à presidenta da
Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga, o certificado conferido pela Assembleia Legislativa do Ceará por ocasião dos 65 anos da entidade sindical dos jornalistas cearenses, completados em maio desse ano. O aniversário do Sindicato foi celebrado em uma Sessão Solene na AL/CE, requerida pelo mandato da deputada Augusta Brito (PCdoB) e subscrito pela deputada Rachel Marques (PT).

Já a FENAJ e o Sindjorce foram homenageados com o Troféu de Jornalismo João Brígido dos Santos, outorgado pela Câmara de Vereadores do Crato. A entrega foi feita pelo memorialista Huberto Cabral e pelo vereador Roberto Pereira Anastácio.

 

Conheça os jornalistas homenageados

Antonio Vicelmo do Nascimento é Jornalista. Nasceu em 10 de janeiro de 1942, em Brejo Santo/CE, mas foi criado em Porteiras, cidade vizinha, onde moravam seus pais. É filho mais velho de Vicente Anselmo do Nascimento (comerciante e farmacêutico prático) e de Maria Docarmo Simplício (primeira professora formada a lecionar em Porteiras). Concluiu o ensino superior na Faculdade de Direito do Crato, atual Universidade Regional do Cariri, onde foi orador oficial da primeira turma. Também é  Membro do Instituto Cultural do Cariri onde ocupa a cadeira número 08, em homenagem ao poeta cratense Zé de Matos. Atuou em vários meios de comunicação do Estado, com passagem de mais de 30 anos pelo Sistema Verdes Mares, onde participou da rádio, do jornal e da televisão, sendo o primeiro correspondente do interior do Ceará. Há mais de cinco décadas, atua na Radio Educadora do Cariri, onde comanda o jornalismo matutino de maior audiência da região no segmento AM. Entre as centenas de homenagens e títulos concedidos ao Jornalista, destacam-se a Medalha Barbara de Alencar, em 2003; Troféu João Brígido de Imprensa, em 2014; e o Título de Cidadão Cratense, também em 2014. É casado com a professa e bióloga, hoje aposentada, Marisa Maria Rolim do Nascimento, com quem teve quatro filhos.

Francisco Demontieux Fernandes nasceu em 12 de março de 1957, em Caririaçu/CE e, há 60 anos reside em Juazeiro do Norte. É bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA), casado com a professo Cláudia Maria Gomes de Brito Fernandes e pai de três filhos: Eduardo (agrônomo), Frederico (universitário) e Mabel (médica hematolgista). Foi bancário durante 20 anos e há 25 anos é editor do jornal Folha da Manhã.
Francisco José de Sousa (Franzé) começou, em maio de 1979, como auxiliar de Jornalismo e logo em seguida foi promovido a redator e locutor-noticiarista na Rádio Cultura de Várzea Alegre, onde trabalhou até abril de 1985. Atou ainda na Vale AM-FM de Juazeiro do Norte,  na TV Verdes Mares (onde foi repórter local e de rede, com destaque no Globo Rural, e produtor de reportagens, por 23 anos), na Som Zoom Sat. Foi apresentador temporário na antiga Rádio Araripe do Crato AM. Graduado em Letras pela URCA-CE, Fanzé foi repórter fundador da TV Verdes Mares Cariri. Atuou na TV Verde Vale da Fundação 15 de Agosto, em Juazeiro do Norte. Atualmente, desempenha as funções de produtor, apresentador e contato publicitário do Jornal da Tarde, na Rádio FM Padre Cícero, da Fundação Salesiana em Juazeiro do Norte. Tem 59 anos de idade, dos quais, quase 40 dedicados à carreira de comunicador.
Elizangela Santos é graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com pós-graduação em História, Sociologia e Psicanalística. Foi repórter do jornal Diário do Nordeste e, na Paraíba, atuou no jornal de maior circulação no Estado, o Correio da paraíba, nas editorias de Cidades, Economia, Turismo e Cultura. Foi uma das fundadoras do Jornal do Cariri, em 1997, além de atuar como repórter especial no periódico. Foi colaboradora do jornal O Povo. Como assessora de imprensa, atua com órgãos públicos e privados, e na realização de eventos. desenvolve ações na área de comunicação e assessoria de imprensa, projetos e planejamento estratégico, com a empresa Engenho de Notícia e Assessoria de Imprensa – Consultoria e Comunicação Corporativa. É secretária de Comunicação Institucional da Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Jeorge Machado Ulisses de Alencar foi o primeiro repórter cinematográfico a ser registrado no interior do Ceará. Durante 14 anos, registrou os fatos e acontecimentos jornalísticos da região sul do Estado. Por suas lentes passaram reportagens de repercussão nacional e internacional. Foi o primeiro repórter cinematográfico a registrar as imagens do acidente de um ônibus da Viação Itapemirim, em 2004, que caiu no Açude Cipó, no município de Barro/CE, na altura do km 456 da BR-116, e vitimou  42 pessoas, chocando a população cearense e brasileira, O profissional foi finalista, em 2007, do Prêmio Embratel de Jornalismo com a reportagem Copa no Sertão, do programa Globo Esporte da Rede Globo, contando a história das pessoas que moram no sopé da Serra do Araripe, divisa dos estados do Ceará e Pernambuco, e não tinham TV para assistir aos jogos da seleção brasileira e que ouviam pelo rádio as partidas, mostrando a paixão pelo nosso futebol. Cobriu a visita, pela primeira vez ao Cariri, de dois presidentes da República do Brasil: Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.

 

Fotos: Anderson Duarte


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA