Projetos do Sindjorce são aprovados em edital do Governo do Ceará

Foto: Tatiana Fortes – Governo do Estado do Ceará

Os projetos do Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos e do II Encontro dos Jornalistas de Imagem e Profissionais de Comunicação do Ceará, produzidos pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), foram aprovados no Edital de Chamamento Público Nº 001/2022, da Casa Civil do Governo do Ceará, que seleciona e financia iniciativas apresentados por organizações da sociedade civil, viabilizando a celebração de parcerias, em regime de mútua cooperação.

O resultado preliminar foi publicado no dia 17 de maio e as entidades participantes não selecionadas ainda podem recorrer. Na lista divulgada, o Curso Messias Pontes alcançou a quarta colocação, de um total de seis aprovados em seu grupo, e receberá um investimento de R$ 40 mil. Por sua vez, o Encontro dos Jornalistas de Imagem foi o sétimo dos 10 a serem classificados em sua categoria e terá incentivo no valor de R$ 50 mil.

Conheça os projetos do Sindjorce

O Curso

Jornalista Messias Pontes. Foto: Evilázio Bezerra

O Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos tem o propósito de capacitar profissionais e estudante de Comunicação para que, através de seu trabalho cotidiano, possam colaborar com a promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

A formação ocorrerá no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, em Fortaleza (CE), contando com 11 aulas presenciais e tutoria online, totalizando 90 horas/aula, em 2022. A programação presencial acontecerá uma vez por semana e, no último encontro, os participantes serão certificados.

A iniciativa homenageia Messias Pontes, jornalista e militante histórico de defesa dos direitos, da cidadania e da democracia, falecido em 9 de novembro de 2013. Messias lutou durante toda a vida contra as violações de direitos humanos na Comunicação, depois de ter sido preso em 1972, sendo demitido, sequestrado, agredido e censurado durante a Ditadura Militar (1964-1985).

O Encontro

Primeira edição do Encontro, em 2012. Foto: Adalberto Diniz

O Sindjorce realizará, pela segunda vez, um encontro voltado para a formação profissional específica dos jornalistas de imagem da Região – repórteres cinematográficos, repórteres fotográficos, ilustradores e diagramadores.

O II Encontro Estadual dos Jornalistas de Imagem e Profissionais de Comunicação no Ceará (EJIC) pretende reunir, em Fortaleza-CE, cerca de 200 participantes, entre jornalistas profissionais, professores de Jornalismo, estudantes universitários de Jornalismo e outros profissionais da comunicação, maiores de 18 anos, de todo o Nordeste, nos dias 02 e 03 de setembro de 2022.

O evento tem como tema “Identidade profissional, valorização e direitos” e será organizado pelo Departamento de Jornalistas de Imagem do Sindjorce, criado pela entidade no dia 2 de setembro de 2011, data em que a entidade celebra Dia Nacional do Repórter-Fotográfico.