Richard Santos lança “Branquitude e Televisão” no Encontro de Jornalistas e Comunicadores pela Igualdade Racial

Fruto do mestrado de Richard Santos, o livro Branquitude e Televisão: A Nova África (?) na TV pública, será lançado nesta sexta-feira, 7 de dezembro, a partir das 20 horas, no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. A noite de autógrafos da publicação integra a programação do I Encontro Estadual de Jornalistas e Comunicadores pela Igualdade Racial (EEJIRA) – Seminário Final do Curso Abdias Nascimento. A obra questiona a falta de identificação dos indivíduos negros frente à televisão, uma vez que pessoas escuras – quando aparecem – são colocadas em lugares de fala estereotipados. Na ocasião, Richard vai proferir palestra com o tema “A representatividade da população negra na televisão”. Antes, serão certificados os 40 alunos concludentes do Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), com certificação das universidades Estadual do Ceará (UECE) e Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Após o lançamento, haverá show com o grupo cearense “Negra Voz”.

O livro analisa especificamente o programa Nova África, exibido pela TV Brasil, e a forma com que era trabalhada a imagem da única apresentadora negra entre outros dois principais. Através da imagem nas mídias, constrói-se uma ideia não apenas de quem é o indivíduo negro de forma negativa, mas de quem são os detentores dos signos de poder e direito, geralmente não negros. O professor leva à luz os detalhes gigantes que se deixa passar graças ao costume de não observar o preconceito racial ou procurar entender como se manifesta.

Como dito pelo professor e militante negro, foi a vivência nos movimentos negros e sociais, o ativismo no hip hop, a  chamada cultura de rua e a sapiência de estar ocupando um espaço, quando no meio televisivo, que historicamente é ocupado por um número reduzidíssimo de negros, o não deslumbrar-se pela coisa, que fez Richard Santos enxergar pelas beiradas e reconfigurar a percepção sobre o núcleo irradiador, como propôs Rosane Borges, é isso, o não negar a si e aos seus, o somar e a crença na transformação que faz você leitor ter nas mãos uma obra original e ímpar na perspectiva dos estudos de televisão.

Sobre Richard Santos

Antes mesmo de adentrar o espaço acadêmico, o professor e jornalista Richard Santos, também conhecido como Big Richard, já trabalhava com comunicação e era conhecido por suas habilidades com o rap e envolvimento na cultura hip hop. Nascido no Rio de Janeiro, conquistou o próprio espaço em São Paulo, Brasília e outros estados do Brasil através de seu trabalho com a comunicação televisiva nas áreas de cultura, periferias e música. Tudo sem deixar passar nenhuma chance de falar sobre negritude entre suas passadas pela Rede Globo, TV Band, TV Cultura, MTV, Record, entre outras emissoras.

Richard se mudou para Brasília a convite da TV Brasil para produzir reportagens especiais sobre seus temas de domínio. O autor se cansou da vida artística e midiática eventualmente, decidiu se dedicar à academia e, já graduado em ciências sociais, faz especialização em história e cultura no Brasil. Seguido de mestrado em Comunicação e, por fim, doutorado em Ciências Sociais com especialização em estudos latinos americanos, no ELA – UnB. Hoje, leciona na Universidade Federal do Sul da Bahia pelo Centro de Formação em Artes, onde trabalha o audiovisual, e também pela Pós-Graduação, onde trabalha a educação para as relações étnico-raciais.

Serviço:

O QUE: I Encontro Estadual de Jornalistas e Comunicadores pela Igualdade Racial do Ceará (EEJRA) – Seminário Final do Curso Abdias Nascimento Comunicação e Igualdade Racial

QUANDO: 7 de dezembro de 2018, às 19h

ONDE: Centro Cultural Belchior (R. dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE)

QUANTO: Para participar de todo o evento – R$ 25,00 para estudantes de Jornalismo e profissionais aposentados/ R$ 50,00 para jornalistas sindicalizados e R$ 100,00 para não-sindicalizados e demais interessados. OBS: Inscrição gratuita para os concludentes do Curso Abdias Nascimento.

PARA ADQUIRIR O LIVRO: R$ 45,00

Com informações do Campus Online