Confira a programação completa do IX Congresso Estadual dos Jornalistas

O IX Congresso Estadual dos Jornalistas do Ceará, que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2018, no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza/CE, pretende ser um espaço de formação, encontro, reflexão, troca de conteúdo e de experiências para os jornalistas, os estudantes da área e os demais comunicadores, ajudando a desenvolver a atividade no Estado. Tendo como tema central  “Internet e (des)informação: o papel do Jornalismo e dos jornalistas”, o evento também vai debater o jornalismo como demanda da sociedade, num contexto de desinformação em massa, evidenciado na cobertura eleitoral e que ainda persiste mesmo após o resultado das eleições brasileiras.

O evento é uma realização do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Também apoiam a iniciativa o Banco do Nordeste (BNB), o Governo do Estado do Ceará e o mandato da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB).  As inscrições para o Congresso estão sendo realizadas AQUI. Os ingressos para o evento custam: R$ 25,00 para estudantes de Jornalismo e profissionais aposentados; R$ 50,00 para jornalistas sindicalizados em dia; e R$ 100,00 para jornalistas sindicalizados inadimplentes, profissionais não-sindicalizados e demais interessados.

Nomes como Paula Bianchi, editora no The Intercept Brasil; Luizianne Lins, jornalista, professora licenciada do Curso de Jornalismo da UFC e deputada federal; e Maria José Braga, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e membro do Conselho de Comunicação do Congresso Nacional irão debater temas como “Notícias falsas”, “Jornalismo e conjuntura pós-eleitoral”  e “Reafirmar o papel do Jornalismo e dos jornalistas”. O tema central do painel, que acontecerá na tarde do sábado, dia 8 de dezembro é “A desinformação venceu o Jornalismo?”.

Para além das formas tradicionais de exercício profissional, o evento buscará fomentar o desenvolvimento do jornalismo contemporâneo no Ceará, ao incentivar a inovação tecnológica, o desenvolvimento de novos conteúdos, formatos e narrativas, incentivando a promoção de novos modelos de negócio. Para isso, o painel “Jornalismo independente e fora dos grandes centros: como fazer, quem financia?” trará experiências sobre cooperativismo, jornalismo investigativo online e mentoria de carreira.

Para a presidente do Sindjorce e segunda tesoureira da FENAJ, Samira de Castro, “o contexto atual nos convoca a problematizar o Jornalismo”. “Ao longo dos últimos três anos, o cenário de mídia tem vivenciado um crescimento na quantidade de novas experiências em jornalismo, sobretudo sites e ampliação do uso das mídias sociais pela imprensa. Tudo isso tem influência no profissional, logicamente, o que permite falar de uma nova geração de jornalistas, que, ao mesmo tempo que precisam preservar a deontologia e a ética profissional, acumulam um perfil diferente, com cultura e necessidades próprias”, comenta.

Confira a programação

Dia 7 de dezembro (sexta-feira)

10h às 14h – Credenciamento

14h às 16h – Oficina 1 – Produção de PodCast, com Andreh Jonathas

16h10 às 16h20 – Café com ideias

16h30 às 17h30 – Oficina 2 – Introdução à segurança digital, com Uirá Porã

19h – Abertura. Palavra das autoridades

19h30 – I Encontro Estadual de Jornalistas e Comunicadores pela Igualdade Racial (EEJIRA)

“A representatividade da população negra da TV” – Richard Santos, jornalista e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

21h – Jantar de abertura

Dia 8 de dezembro (sábado)

9h – Painel “Redações integradas e exploração de estagiários e profissionais”

• Rafael Mesquita, Secretário-geral do Sindjorce e Diretor de Educação da FENAJ
  • Gérson Marques – Procurador do Trabalho 7ª Região (MPT/CE)

10h40 – Café com ideias

11h – Painel “Jornalistas e movimentos sociais sob censura e perseguição – 50 anos depois, um novo AI-5?”

• Adelaide Gonçalves, professora doutora do Curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC
  • Beatriz Xavier, professora Adjunto da Faculdade de Direito da UFC e presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará (CEDDH)

12h50 – Almoço

14h – Painel  “A desinformação venceu o Jornalismo?”

• “Notícias Falsas” – Paula Bianchi, editora no The Intercept Brasil
  • “Jornalismo e conjuntura pós-eleitoral” – Luizianne Lins, jornalista, professora licenciada do Curso de Jornalismo da UFC e deputada federal
  • “Reafirmar o papel do Jornalismo e dos jornalistas” – Maria José Braga, Presidenta da FENAJ e membro do Conselho de Comunicação do Congresso Nacional

15h40 – Café com ideias

16h30 – Painel “Jornalismo independente e fora dos grandes centros: como fazer, quem financia?”

• “Cooperativa de Jornalistas” – Flávio Peixoto – Jorgraf/ Tribuna Independente de Alagoas;
  • “Jornalismo investigativo, aprofundado e de interesse público” – Laércio Portela – Marco Zero Conteúdo (PE);
  • “Jornalismo na era pós-industrial” – Breno Costa – BRIO

19h – Confraternização/ Noite da Resistência

Dia 09 de dezembro (domingo)

9h – Café de acolhida

9h30 às 11h30 – Grupos de Trabalho

• GT 1 – Segurança dos Profissionais da Comunicação
  • GT 2 – Combate à censura e defesa das liberdades de imprensa e expressão
  • GT 3 – Comunicação, Direitos Humanos e Lutas Identitárias
  • GT 4 – Jornalismo, comunicação e ativismo

11h30 – Plenária de construção do Plano de Ação dos Jornalistas contra o Fascismo

SERVIÇO:

O QUE: do IX Congresso dos Jornalistas do Ceará – “Internet e (des)informação: o papel do Jornalismo e dos jornalistas”

QUANDO: 7, 8 e 9 de dezembro de 2018

QUANTO: R$ 25,00 para estudantes de Jornalismo e profissionais aposentados/ R$ 50,00 para jornalistas sindicalizados e R$ 100,00 para não-sindicalizados e demais interessados. Os valores incluem material gráfico e alimentação durante o evento.

INSCREVA-SE EM: www.sindjorce.org.br