Semana da Comunicação FA7: No Brasil, 40% dos jornalistas estão fora da mídia tradicional

Semana FA7
Samira de Castro convidou os alunos a participarem do XX ENJAI. Foto: Ricardo Vasaconcelos

Este e outros números de uma pesquisa nacional foram apresentados pela jornalista Samira de Castro, presidente do Sindjorce

A pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro, de Jacques Mick e Samuel Lima, serviu de base para a palestra da jornalista Samira de Castro, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce). Com o tema “O mercado de trabalho e assessoria de comunicação”, ela falou sobre o atual panorama da assessoria no Ceará e a regulamentação da área, na Semana da Comunicação 2015, da Faculdade 7 de Setembro (FA7).

Na ocasião, Samira apresentou dados da pesquisa apontando que 40,3% dos jornalistas brasileiros atuam como assessores de imprensa/comunicação. Deste total, 39,4% têm carteira assinada. “As empresas preferem contratar o jornalista para ocupar o cargo de assessor de imprensa”, pontua.

A presidente do Sindicato frisou também que, no Ceará, a estimativa é de que 40% dos jornalistas estão atuando fora da mídia tradicional, no caso em assessorias de imprensa, enfatizando que no Estado o mercado é promissor. “No Ceará, o mercado de assessoria tem crescido em virtude dos jornalistas recém-formados, e os que já estão com muito tempo de mídias tradicionais resolvem empreender nesta área. Montam pequenos negócios e fazem assessoria para órgãos públicos”, finaliza.

A palestra, mediada pelo professor de Jornalismo da FA7, Miguel Macedo, foi encerrada com um convite aos alunos para participarem do Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa, que irá ocorrer nos dias 1, 2 e 3 de outubro, no Seara Praia Hotel, em Fortaleza.

Texto: Brena Gomes

5º semestre