Sessão Solene na AL/CE homenageará entidades e profissionais nos 65 anos do Sindjorce

Atendendo ao requerimento conjunto das deputadas estaduais Augusta Brito (PCdoB) e Rachel Marques (PT), a Assembleia Legislativa do Estado (AL/CE) realizará, no dia 20 de junho, às 18h,  Sessão Solene em alusão aos 65 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), transcorrido no dia 26 de maio de 2018. Na ocasião, serão homenageados pela Casa Legislativa entidades, jornalistas e profissionais que contribuem com a defesa do jornalismo e para a luta sindical no Estado.

Além do próprio Sindicato, receberão certificados a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT CE) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos (Dieese). Já as pessoas homenageadas são: Paulo Bonavides (jurista e jornalista, fundador do Sindjorce), Gérson Marques (procurador do Trabalho no Ceará) e Carlos Antônio Chagas (advogado trabalhista e assessor jurídico do sindicato).

“Os agraciados foram escolhidos em função de suas trajetórias profissionais e da postura em defesa da profissão, dos jornalistas e das entidades que os representam. A homenagem que o Sindicato prestará às entidades e pessoas simboliza a admiração que eles despertam na categoria pelo exemplo de profissionais que são e pela luta cotidiana em defesa dos direitos dos operários da notícia.”, comenta a presidente do Sindjorce e 2ª Tesoureira FENAJ, Samira de Castro. “Convidamos toda a categoria a participar desse momento de valorização da entidade máxima dos jornalistas cearenses”, acrescenta.

Confira o perfil dos homenageados

Paulo Bonavides

Professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), é considerado um dos maiores constitucionalistas do país. O jurista é Doutor honoris causa da Universidade de Lisboa; Professor Visitante nas Universidades de Colonia (1982), Tenessee (1984) e Coimbra (1989), além de Fundador e Diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais. Trabalhou no jornal cearense O Povo e foi o presidente-fundador do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará.  É membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a Cadeira no 17; Membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas, ocupando a Cadeira no 29, cujo Patrono é Raimundo de Farias Brito, desde 1978; é Sócio Titular do Instituto do Ceará desde 1955.

Francisco Gérson Marques de Lima

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Direito (Constitucional) pela UFC e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), atualmente é Procurador Regional do Trabalho, lotado na Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará) e professor adjunto da UFC. Tem experiência na área jurídica, com ênfase em Direito Constitucional e Trabalhista, atuando principalmente nos seguintes temas: Justiça do Trabalho, direitos trabalhistas, Constituição de 1988, direitos fundamentais, Processo do Trabalho, processo constitucional e estudos sobre o Supremo Tribunal Federal. Vem aprofundando estudos em Sociologia Constitucional, tema objeto da Tese de Doutorado, que consistiu em análise crítica das decisões do STF. No campo trabalhista, destaca-se a atuação no Direito Sindical.

Carlos Antônio Chagas

Com quase 30 anos de advocacia na área trabalhista e sindical, foi Coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários do Ceará por mais de 12 anos. É assessor de outras tantas entidades sindicais, como o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza, o Sindicato dos Jornalistas no Estado do Ceará e o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no Estado do Ceará. É Professor de Curso de Pós-Graduação, ministrando a disciplina de Direito Coletivo do Trabalho. É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade de Fortaleza e especialista pela Universidad Castilha-La Mancha – Toledo, Espanha. É titular do escritório Carlos Chagas Advocacia Trabalhista e Sindical.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA