Sindjorce abre inscrições para 2ª turma do Curso de Repórter Cinematográfico

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) está com inscrições abertas, até o dia 14 de setembro, para o Curso de Formação para Repórteres Cinematográficos, que tem previsão para iniciar no dia 19 de setembro. Trata-se da segunda turma de um projeto pioneiro e exclusivo no Estado, que formou 30 profissionais no ano passado.

São 30 vagas para amadores, profissionais e estudantes. O investimento é de R$ 100,00 para sindicalizados em dia e estudantes pré-sindicalizados, e R$ 200,00 para demais interessados. O pagamento pode ser feito via PagSeguro, cartão de crédito/débito ou via depósito bancário na conta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Caixa Econômica Federal, agência 1559, conta corrente: 868-8). O comprovante de depósito deve ser enviado para o e-mail do sindicato: secretaria@sindjorce.org.br ou para o Fax: 85 3272-2966.

O curso tem uma carga horária de 40 horas/aula e acontecerá às terças e às quintas-feiras, das 19h às 21h, e sábados alternados, das 8h às 12h. Para fazer sua inscrição, acesse Aqui

As inscrições também podem ser realizadas pelo e-mail: secretaria2@sindjorce.tempsite.ws ou na sede do Sindjorce, de 9h às 17h.

Facilitador e conteúdo

O curso será ministrado pelo repórter cinematográfico Cezar Ceppi, formado em História pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e com MBA em Jornalismo Político, Marketing e Comunicação Midiática, pela Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). Ele já trabalhou nas TVs O Povo, Verdes Mares e Jangadeiro.

O conteúdo abordará a história da televisão, a linguagem audiovisual, o enquadramento, a iluminação, a exposição, dentre outros temas. “Teremos aulas teóricas e práticas, que proporcionarão um conhecimento inicial sobre a função regulamentada de repórter cinematográfico. O curso serve tanto para iniciantes como para profissionais da área que desejam se reciclar profissionalmente”, afirma Ceppi.

Após conclusão do curso, cuja presença é necessária em 90% das aulas, e passar por uma prova prática, o concludente poderá solicitar seu registro de “Repórter Cinematográfico” junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. “Foi uma grande iniciativa da diretoria do Sindjorce a oferta desse curso aqui no Ceará”, avaliou o professor, que passou por formação semelhante ofertada há alguns anos pelo Senac.