Sindjorce abre inscrições para o Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realizam, de 2 de junho a 10 de agosto de 2018, as inscrições para o curso gratuito “Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial”, projeto social que tem o objetivo de incentivar a formação de profissionais da comunicação para a temática raça e etnia, com carga-horária de 88 horas/aula.

Com 40 vagas, a proposta do curso é preparar jornalistas, publicitários, radialistas, relações públicas, comunicadores populares e estudantes de Jornalismo para a abordagem da dimensão étnico-racial na sua atuação profissional, focando especialmente a promoção da história e da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo.

Pelo menos 50% desse público deve ser formado por negros e negras, levando em consideração também a diversidade de gênero. De acordo com os realizadores, serão selecionados profissionais de todas as áreas, como veículos impressos, de rádio e TV e internet, agências de publicidade, assessorias de comunicação e instituições sociais, assim como estudantes.

Calendário do curso

O projeto é constituído de 10 encontros formativos semanais, entre agosto e outubro de 2018, às terças-feiras, das 18h às 22h, iniciando no dia 21 de agosto. As aulas oportunizarão a troca de experiências e metodologias, provocando a reflexão coletiva das questões étnico-raciais, com carga horária de 80 horas-aula.

O curso conta, ainda, com um seminário final para o cursistas e outros profissionais da comunicação do Estado. Nesta atividade, marcada para novembro, será realizada a certificação dos participantes.

Inscrições e certificação

As inscrições serão realizadas em formulário eletrônico AQUI. Fique atento ao prazo, que é até 10 de agosto. O resultado da seleção de inscritos, caso seja necessária, acontece no dia 13 de agosto.

O Sindjorce e a FENAJ, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), oferecerão aos participantes do curso, com pelos menos 70% de participação, certificação na modalidade extensão universitária.

Necessidade

A formação cumpre dois principais objetivos, conforme a presidenta do Sindjorce e segunda tesoureira da FENAJ, Samira de Castro. O primeiro é promover o combate ao racismo na mídia, enfrentando questões ainda pertinentes como “invisibilidade, reprodução de estereótipos e ataques à histórica, cultura e direitos da população negra”, explica.

O segundo, é ofertar formação completar profissional para os jornalistas e demais profissionais de comunicação, questão ainda escassa. “O movimento sindical dos jornalistas enxergou essa necessidade, concorreu a editais e agora estrutura um forte programa de formação profissional que marcará nossas próximas ações”, finaliza a dirigente.

Quem foi Abdias Nascimento

O Curso “Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial” leva o nome do jornalista, ator, político e militante Abdias Nascimento (1914-2011), verdadeiro mestre da luta contra o racismo e um abre-alas da consciência negra no Brasil.

Abdias lutou a vida inteira para dar visibilidade à população negra, entendendo que para isso era fundamental que o jornalismo, assim como a comunicação, fosse mais plurais e alinhados à diversidade brasileira e à diversidade de seus sujeitos sociais.