Sindjorce celebra quarta aprovação consecutiva em edital do Governo do Ceará

Foto: Divulgação/Governo do Ceará

O projeto “I Semana Estadual de Jornalismo do Ceará”, elaborado pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), foi aprovado no Edital de Chamamento Público Nº 001/2023 da Casa Civil do Governo do Ceará. O resultado final foi divulgado em 12 de dezembro, e o plano conquistou a quarta colocação entre os dez aprovados em seu grupo, recebendo um investimento de R$ 50 mil.

Idealizada pela presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, e pelo secretário geral da entidade, Tarcísio Aquino, a I Semana Estadual abordará o tema “Jornalistas, Estudantes e o Futuro do Jornalismo: Trabalho, Organização e Inovação”. O evento, planejado em conjunto com cursos de jornalismo, representações estudantis de universidades do estado e setores do mercado de comunicação, tem como objetivo fomentar encontros entre estudantes e profissionais, estimulando o diálogo, a troca de experiências e o networking. A previsão é que ocorra no primeiro semestre de 2024, após a divulgação das condições de realização dos projetos pela Casa Civil.

A Semana contará com mesas de debates, oficinas e uma feira para a apresentação de projetos estudantis e profissionais, visando à ampliação do conhecimento e integração entre diferentes atores da profissão jornalística, incluindo a assessoria de comunicação. A atividade acontecerá em Fortaleza, na sede de uma das universidades parceiras, sendo que nos anos subsequentes será itinerante, ocorrendo em diferentes instituições de ensino.

Sindjorce é tetra no edital do Governo do Ceará

Ressalta-se que esta é a quarta vez consecutiva em que o Sindjorce tem propostas aprovadas no chamamento público estadual. Nos anos anteriores, o sindicato teve projetos como o “Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial” (2018), o “Curso Dandara dos Palmares – Comunicação, Gênero, Raça e Etnia” (2019) e, em 2022, após o retorno da política pós-pandemia de Covid-19, emplacou duas produções: o “Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos” e o “II Encontro de Jornalistas de Imagem e Profissionais da Comunicação”.