Sindjorce debate “Identidade Jornalística” com alunos da UFC

O Curso de Jornalismo e o Grupo de Estudos PráxisJor, da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizam painel sobre a Identidade Jornalística, na sexta, dia 6 de abril, a partir das 16h30 no Auditório da Pós-Graduação da História. O evento na véspera do Dia do Jornalista celebra a data e discute as mudanças do perfil dos/as jornalistas no atual cenário de convergência, enxugamento das redações e escassez do emprego pleno.

Para debater o assunto, foram convidados o professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Sílvio Henrique, e a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e 2ª tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro. De acordo com a organização, a participação está limitada à capacidade da sala. Os participantes receberão certificados.

Sobre os debatedores

Graduada em Jornalismo pela UFC, em 1998, e especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações, pelo Cetrede/UFC em 2002, Samira de Castro é redatora da Editoria de Reportagem do jornal Diário do Nordeste, onde trabalha desde 1997, já tendo exercido o cargo de repórter e subeditora de Economia. Também atua como assessora de imprensa, tendo coordenando a Comunicação da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), de 2015 a julho de 2017. Figura no ranking dos jornalistas mais premiados do Brasil, segundo o portal Jornalistas & Cia, tendo conquistado, entre outros, Prêmio HSBC Imprensa e Sustentabilidade (2011, em equipe), Prêmio Massey Ferguson (2010), Prêmio BNB de Jornalismo (2003, 2005, 2006 e 2011 – todos em equipe), Prêmio ACI de Jornalismo (2008 e 2009) Prêmio Ebape/FGV/Ministério do Turismo (2006). Está na presidência do Sindjorce pelo segundo mandato consecutivo.

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2006), Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP (1999), graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1987) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), Sílvio Henrique Vieira Barbosa é professor efetivo do curso de Jornalismo da UFPI, com experiência acadêmica como professor do Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM-ESPM/SP) e da graduação em Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), bem como nas graduações de Jornalismo, PP e RTVI das faculdades Cásper Líbero e FMU/FIAM, onde também lecionou na pós lato sensu. Autor do livro TV e Cidadania (2010) e diretor dos documentários Sérgio Vieira de Mello, um brasileiro em busca da paz no mundo (2013), com direitos cedidos ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, e Vale do rio de lama – no rastro da destruição, exibido em festivais e na Rede Vida de Televisão. Foi editor chefe do Jornal da Gazeta (TV Gazeta/SP), editor chefe do telejornal CBS News, em Miami (TV CBS/EUA), editor executivo do Bom Dia Brasil (TV Globo), editor de geral dos telejornais Hoje, SPTV e Jornal da Globo (TV Globo), do Jornal da Band (TV Bandeirantes), do Jornal da Record, editor executivo e editor de internacional da TV Cultura-SP, repórter do jornal Folha de São Paulo, assinando a coluna Visitando São Paulo, e Assessor de Imprensa no Rio e em São Paulo.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA