Sindjorce lança Programa Especial de Quitação de Anuidades

Pagando apenas uma taxa equivalente ao valor de uma anuidade, jornalistas com pendências superiores a um ano voltam a ser adimplentes e garantem os serviços e prerrogativas oferecidas pelo Sindicato

Os associados do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) que se encontram inadimplentes em suas mensalidades ganharam uma oportunidade única para negociar seus débitos com grande desconto e voltar a desfrutar dos benefícios e serviços da organização sindical: o Programa Especial de Quitação de Anuidades.

Aprovado em assembleia da categoria realizada no dia 29 de novembro de 2017, o programa terá duração de quatro meses, iniciando em 1º de dezembro de 2017 e encerrando em 31 de março de 2018. A medida atende à demanda aprovada no I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, realizado de 11 a 13 de agosto de 2017, em Fortaleza, que apontou a necessidade de se construir instrumentos de atualização de dados e reaproximação de associados que não estão em dia com suas obrigações sindicais.

“Trata-se de uma decisão do conjunto da categoria que também é fundamental para fortalecer as receitas financeiras do sindicato diante das mudanças na legislação trabalhista, que afetam as condições de financiamento das entidades laborais”, destaca a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

“Todos os serviços do Sindjorce são mantidos, parcialmente, pelas mensalidades de nossos associados. Portanto, a inadimplência enfraquece a categoria e limita a atuação sindical”, diz a presidente. Ela lembra que, entre os outros benefícios da sindicalização estão assessoria jurídica, cursos e eventos oferecidos pelo Sindicato com valores diferenciados para filiados, votar e ser votado nos fóruns da categoria e, em especial, o fortalecimento da luta em defesa dos jornalistas e do Jornalismo.

O que o programa oferece?

Dívidas de sócios superiores a 1 (um) ano serão reduzidas, no período de validade da campanha, a somente uma anuidade na faixa de contribuição do associado (2% sobre o piso salarial referente a função que o jornalista exerce). Faz parte da medida o compromisso dos associados de serem pontuais nos próximos pagamentos.

Formas de pagamento:

Desconto de 30% na anuidade à vista;

Desconto de 20% na anualidade parcelada (no máximo 6 parcelas sem juros).

Os pagamentos podem ser realizados à vista (na sede do sindicato), por transferência bancária, débito, crédito e boleto (serviços oferecidos também no site).

Serão aceitos pagamentos em cheque somente se for do dia, ou seja, à vista, sendo que o acordo só será validado após a compensação do mesmo.

Condições especiais:

O profissional freelancer/autônomo pagará 50% da anuidade referente à contribuição de jornalista de mídia impressa. Esta medida não será aplicada em casos de profissionais que atuem como Pessoa Jurídica (PJ), que contribuem de acordo com a taxa de mensalidade mais próxima de sua remuneração.

Caso o sócio que se beneficiou do Programa Especial de Quitação de Anuidades volte a se tornar inadimplente, acumulando seis meses de débitos em aberto, ficará registrado que este não poderá aderir a novos projetos de perdão de pendências financeiras junto ao sindicato e, em programas futuros, terá que regularizar dívidas sem nenhum benefício especial.

Por fim, a assembleia que instituiu a política deliberou que o sócio do Sindjorce inadimplente que não aderir ao processo de regularização financeira no período de validade da campanha – e que tenha pendências superiores a um ano – terá sua dívida congelada, em seu valor real, e, automaticamente, ficará com os direitos de sócios suspensos.

Valores de mensalidades e anuidades

Valores de mensalidade:
Impresso: R$ 43,06
Rádio & TV: R$ 51,68
Assessoria de Imprensa/Comunicação: R$ 75,24

Valores das anuidades:
Impresso: R$ 516,72 – à vista: R$ 361,70
Rádio & TV: R$ 620,17 – à vista: R$ 434,19
Assessoria de Imprensa/Comunicação: R$ 902,88 – à vista: R$ 632,01

Obs: O jornalista de Assessoria de Imprensa/Comunicação que recebe remuneração abaixo do salário base defendido pelo Sindicato contribui com mensalidade no valor mais aproximado de sua faixa de remuneração.

Como aderir?

Para negociar o débito online, o sócio do Sindjorce precisa entrar em contato através do e-mail: secretaria2@sindjorceorg.br pedindo o levantamento de sua situação e atualizando seus contatos pessoais (endereço, telefone, e-mail e local de trabalho). Na sequência, nossos funcionários entram em contato para as providências de regularização de mensalidades.

A renegociação de débitos também pode ser realizada na sede do Sindjorce, no endereço Rua Joaquim Sá, 545 – Dionísio Torres – Fortaleza/CE.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (85) 3247-109 ou pelo WhatsApp: (85) 98970-8634.

Categoria deve fortalecer sua entidade representativa

“Essas medidas são consequências de longo debate iniciado na diretoria do Sindjorce. Além disso, está entre os principais compromissos assumidos pelo grupo que dirige o sindicato, feito ainda em campanha e reforçado no Congresso dos Jornalistas do Estado ocorrido em agosto. A demanda atende ainda à necessidade de revermos o modelo de funcionamento da organização, sobretudo com a entrada em vigor da reforma trabalhista, que acabou com o imposto sindical compulsório – responsável por perda de cerca de 30% da receita do Sindjorce”, avalia Samira de Castro.

Já o secretário-geral do Sindjorce, Rafael Mesquita, entende que é também mais uma forma de incentivar a categoria a fortalecer sua entidade representativa. “Só com a sindicalização e a contribuição do sócio é possível manter a atual estrutura do Sindicato, que já é enxuta. Outras medidas já estão sendo tomadas pela diretoria do Sindjorce para redução de custos administrativos e busca de ampliação de receitas, mas os jornalistas do Ceará, que vivem um grande contexto de unidade e luta, mais do que nunca precisam compreender a importância de nós, enquanto trabalhadores, financiarmos as nossas batalhas por reajustes, direitos e garantias”, finaliza o dirigente.

Motivos para voltar a contribuir com o sindicato

Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores e ser sindicalizado e contribuir com o Sindicato dos Jornalistas significa participar de ações que valorizam o ofício de cada operário da notícia do Ceará. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los.

Os jornalistas filiados contam com benefícios como descontos em convênios, preços menores para fazer carteira da FENAJ e assessoria jurídica diferenciada.

Veja todos os benefícios abaixo:

Desconto na emissão da carteira da FENAJ e possibilidade de emissão da carteira internacional;

Assessoria jurídica diferenciada, com atendimento na área de direitos trabalhistas;

Receber todos os informativos, manuais, cartilhas e outros materiais produzidos pelo sindicato;

Fazer uso dos convênios;

Descontos ou gratuidade em cursos oferecidos no Sindicato;

Votar e ser votado nos fóruns da categoria.

Não é sindicalizado? Sindicalize-se!

Documentação necessária à sindicalização (para quem tem o registro profissional):

– Uma cópia dos seguintes documentos:

CPF;
RG;
Carteira de Trabalho Profissional (CTPS): foto e verso e a que contém o registro profissional;
Diploma;
Cópia de comprovante de residência (não autenticado);
Duas fotos 3×4.
– Para quem ainda não tem registro (somente no caso dos jornalistas de imagem, cuja obtenção do registro é iniciada no sindicato):

São necessárias 2 (duas) cópias dos seguintes documentos:
CTPS (folha da foto e verso);
CTPS Original;
RG;
CPF;
2 (duas) fotos 3X4 (sendo uma para a carteira de identidade da FENAJ e outra para a ficha do associado);
Comprovante de endereço.