Delegação cearense participará do 3º Congresso Nacional Extraordinário e do 21º ENJAI em Vitória

Delegação cearense (e associados) eleita durante o I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará

Jornalistas brasileiros se reúnem em Vitória/ES, de 7 a 9 de dezembro, para debater as contrarreformas trabalhista e previdenciária e seus impactos para a categoria, na programação do 3º Congresso Extraordinário dos Jornalistas (Conej) e do 21º Encontro Nacional de Assessores de Imprensa (ENJAI). Os jornalistas cearenses serão representados por uma delegação de sete pessoas, sendo quatro delegados e três observadores.

Os jornalistas Nathan Camelo, Poliana Uchôa, Germana McGregor e Mariana Cunha foram eleitos delegados no I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, realizado em agosto deste ano, na Capital cearense. Já Samira de Castro, Rafael Mesquita e Evilázio Bezerra, integrantes da diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), participam como observadores.

O 3º Congresso Extraordinário foi deliberado pela Executiva da FENAJ tendo como base a discussão iniciada pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que resolveu puxar o debate sobre os impactos das contrarreformas, durante o Congresso Estadual Extraordinário realizado no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza/CE. Na ocasião, a categoria aprovou por unanimidade o Plano de Lutas dos Jornalistas Cearenses, com propostas que foram agora apresentadas como emendas aditivas às teses-guia da FENAJ e que serão debatidas no evento nacional.

“A participação da delegação cearense é mais uma demonstração do compromisso que o Sindjorce tem em capacitar e oportunizar a presença de jornalistas cearenses em eventos de importância para o fortalecimento da consciência de classe e na defesa da categoria”, aponta a presidente, Samira de Castro.

Programação

O Congresso, que reunirá jornalistas de todas as regiões do Brasil, é uma realização da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (Sindjornalistas) e traz na sua conferência de abertura o tema: “As Contrarreformas Trabalhistas e Previdenciária e seus Impactos para a Categoria dos Jornalistas” com o deputado federal Paulo Pimenta (PT/ES). Ele é o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que determina a necessidade do diploma para o exercício da profissão de jornalista (386/2009).
Na sexta-feira, 08/12, às 9 horas, o diretor da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamantra), Juiz Luiz Eduardo Soares Fontenelle, e o assessor jurídico da FENAJ, Claudismar Zupiroli, vão ser os palestrantes do painel “A Contrarreforma Trabalhista: Escravidão no Século 21”.
Às 14 horas, o vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Pedro Paulo Coelho e a advogada, membro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-ES, Maria Regina Couto Uliana vão debater a “Contrarreforma Previdenciária: Seguridade Social em Risco”.
Em seguida acontece o painel “Precarização das Relações de Trabalho em Assessoria de Imprensa e Fraudes contra o Profissional Jornalista” que terá como debatedores o vice- presidente da Fenaj, Guto Camargo, e a advogada na área trabalhista e previdenciária, Graça Carvalho.
No sábado, 9/12, as 9horas, a presidente da Fenaj, Maria José Braga, comanda o debate com o tema “A Organização Sindical dos Jornalistas na Conjuntura de Desregulamentação do Trabalho”.