Sindjorce publica orientações sobre o trabalho da imprensa no 7 de setembro

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), na qualidade de representante dos trabalhadores e trabalhadoras jornalistas no Estado, em consonância com as orientações Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), apresentou às empresas de Comunicação uma série de orientações para a garantia da segurança dos e das jornalistas que porventura venham a ser escalados para trabalhar na cobertura de atividades e atos alusivos ao dia 07 de Setembro, data que marca a Independência do Brasil.
As orientações são colocadas tendo em vista a radicalização de atos anti-imprensa em curso no país, especialmente com a proximidade das eleições. Para jornalistas que cobrem comícios, manifestações e a agenda política, as eleições gerais desse ano são um momento de muita cautela.
Mas não só para esses, toda a categoria se vê ameaçada por ataques – virtuais, verbais e físicos – contra o exercício do jornalismo profissional.
Lembre-se: você tem o direito de se recusar a fazer um trabalho ou cobertura se não houver condições seguras: é dever das empresas garantir a segurança e integridade dos trabalhadores/as.
Em caso de agressão ou tentativa de intimidação, denuncie, registre boletim de ocorrência e conte sempre com o Sindicato dos Jornalistas e com a FENAJ.
Para o Sindjorce e a FENAJ, ataques contra jornalistas são atentados contra a democracia, por isso, reproduzimos, na galeria abaixo, as medidas de proteção para realização do trabalho com segurança. Acesse também o contato dos dirigentes do Sindjorce que estarão de plantão na data. Arraste para o lado e confira as dicas!