Sindjorce realiza roda de conversa sobre Jornalismo e Terceira Idade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza uma roda de conversa sobre Jornalismo e Terceira Idade, com o jornalista e professor da Uni7, Miguel Macedo, e a jornalista Ian Gomes. A atividade, que integra o projeto Sindjorce de Portas Abertas, acontecerá no dia 30 de setembro, véspera do Dia do Idoso (celebrado em 1° de outubro), a partir das 10 horas, no auditório do Sindicato (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres).

Após o bate-papo, haverá a manhã de autógrafos do livro “Abrigo dos Idosos – A arte de descascar memórias”, elaborado pelos ex-alunos da disciplina Projeto Integrado, do curso de Jornalismo da Uni7. A publicação, coordenada por Miguel Macedo, reúne 10 textos dos alunos relatando experiências e vivências de moradores do abrigo situado à Rua Olavo Bilac, no bairro São Gerardo, em Fortaleza.

“É uma iniciativa importante a do professor Miguel Macedo de aproximar os futuros jornalistas de temas sociais, a exemplo da terceira idade, fazendo um resgate das histórias dos idosos abrigados e contribuindo para fortalecer a função social da nossa profissão”, destaca a presidente do Sindjorce, Samira de Castro. Na ocasião, o livro estará sendo comercializado a R$ 30,00. Parte da renda é revertida ao Abrigo Olavo Bilac.

A jornalista Ian Gomes foi convidada para o debate porque também vem desenvolvendo um trabalho sobre a temática da terceira idade, por meio do seu recém-lançado programa, o Viver Mais, na TV Ceará, que fala sobre longevidade de maneira positiva. De acordo com Ian, uma das propostas do Viver Mais é apresentar dicas de como cuidar do corpo, da mente e da alma. O programa também tem espaço para falar de gastronomia, com receitas saudáveis.

Esta é a terceira edição do projeto Sindjorce de Portas Abertas, que já contou com um curso de Coaching para Jornalistas (em julho de 2016) e o 1º Bazar Solidário (novembro de 2016). “O objetivo é ampliar a aproximação da categoria e da sociedade com o sindicato, com eventos abertos ao público, sempre aos sábados”, afirma o secretário-geral do Sindjorce, Rafael Mesquita.