Sindjorce sedia encontro preparatório para a Cooperativa de Jornalistas do CE

Uma das propostas do Plano de Lutas dos Jornalistas Cearenses, reforçada no Plano de Ação contra o Fascismo, ambos aprovados, respectivamente, no I Congresso Estadual Extraordinário (2017) e no IX Congresso Estadual dos Jornalistas (2018), o fomento à criação de uma cooperativa de profissionais do segmento dá mais um passo em terras alencarinas. Com apoio da Organização das Cooperativas do Brasil, Secção Ceará (OCB/CE), acontece no sábado, dia 16 de fevereiro, às 10h, o Encontro Preparatório da Cooperativa dos Jornalistas do Ceará, no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Estado (Sindjorce), localizado à Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres.

O evento, totalmente gratuito e aberto a profissionais da Comunicação interessados, contará com palestra de André Fontenelle, assessor jurídico do SESCOOP/CE. As inscrições podem ser feitas aqui: https://goo.gl/forms/Cr1UPfZJ0yQkXqeX2

Segundo a presidente do Sindjorce e segunda tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, as cooperativas de jornalistas foram uma ideia lançada na década de 1980, mas que não se adequaram àquele momento histórico. “Hoje, há uma necessidade de produção e veiculação de notícias de modo profissional, além de um contingente de jornalistas desempregados ou recém-formados que podem se auto organizar para exercer a profissão sem patrões, num sistema em que todos têm os mesmos direitos e deveres”, pontua.

Para a presidente do Sindjorce, repensar o modelo de negócio da Comunicação e, principalmente, exercer o Jornalismo com ética e credibilidade são os principais objetivos a serem perseguidos pela Cooperativa de Jornalistas do Ceará. “Existem modelos de cooperativas bem-sucedidas na Argentina e aqui mesmo, no Nordeste, em Alagoas, temos a Jorgraf, formada por jornalistas e gráficos, com 11 anos de mercado e colocando na rua o único jornal impresso de Maceió, além de um portal de notícias e uma webtv“, acrescenta.

Sobre o cooperativismo

De acordo com estudo feito pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o modelo cooperativista já alcança mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Uma em cada sete pessoas no Planeta é associada a uma cooperativa, revela a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Ainda segundo o estudo, hoje, as cooperativas estão presentes em mais de 100 países e geram mais de 100 milhões de empregos.​

No Brasil, o movimento é representado nacionalmente pelo Sistema OCB, composto da Organização das Cooperativas Brasileiras. Dados da OCB demonstram que o número de associados a cooperativas representa hoje 5,7% da população brasileira. Se somadas as famílias dos cooperados, estima-se que o movimento cooperativista agregue hoje.​

Serviço:

I Encontro Preparatório da Cooperativa de Jornalistas do Ceará

Data: 16 de fevereiro de 2018 (sábado)

Local: Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres

Inscrições: https://goo.gl/forms/Cr1UPfZJ0yQkXqeX2