Trabalho presencial e remoto: como ficam vales refeição, alimentação e transporte

CUT – Em março do ano passado a modalidade de trabalho remoto, que já existia antes da pandemia, foi adotada por grande parte das empresas para conter a disseminação do novo coronavírus e milhões de trabalhadores e trabalhadoras migraram para o home office.

Muitas empresas aproveitaram para economizar e cortaram ou suspenderam benefícios como os vales alimentação e refeição. Não podiam fazer isso. O que acontece agora que várias empresas estão chamando os trabalhadores para trabalho presencial?

Com exceção ao vale transporte, os vales alimentação e refeição não podem ser retirados dos trabalhadores por causa da migração para o trabalho em casa, diz a advogada especialista em Direito do Trabalho, Laís Lima Muylaert Carrano, do escritório LBS Advogados. “Trabalhador tem que continuar comendo”, afirma.

A advogada cita a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que prevê que o pagamento desses benefícios não pode ser suprimido se as atividades profissionais estão sendo realizadas em casa.

Apesar de não haver uma regra na CLT que obrigue o empregador conceder o pagamento desses auxílios, o artigo 6º prevê que ‘não pode haver distinção entre o trabalho presencial e aquele desempenhado remotamente, o teletrabalho’.

“O pagamento é devido independentemente se o trabalho está sendo exercido na empresa ou em regime de teletrabalho, principalmente se o benefício estiver previsto em acordo coletivo ou em contrato individual de trabalho”, explica a advogada.

De acordo com Laís Lima Muylaert Carrano, “mesmo em home office, o trabalhador ou a trabalhadora necessita adquirir suas refeições, sem despender o tempo para preparo”.

Empresas

A advogada ressalta ainda a responsabilidade das empresas no pagamento dos vales alimentação e refeição uma vez que ao aderir ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), previsto na Lei 6.321/76), recebem incentivos fiscais para fornecer alimentação aos seus empregados.

Sindicatos

Laís Carrano destaca a importância da organização sindical para garantir direitos como estes. “Acordos e convenções coletivas de trabalho demonstram mais uma vez que são imprescindíveis na vida do empregado e de toda a categoria, por serem o meio mais comum de reivindicação e definição dos valores desses auxílios”, ela diz.

Exemplos desses benefícios negociados de forma exitosa são os acordos dos bancários e dos Correios, que mantiveram os benefícios durante o home office.

O que fazer se a empresa cortou?

A especialista em Direito do Trabalho orienta trabalhadores e trabalhadoras que tiveram esses benefícios cortados a buscar orientação no sindicato de sua categoria ou procurar um advogado para garantir que o direito sonegado seja respeitado.

Suspensão de contrato de trabalho

Trabalhadores e trabalhadoras que tiveram contratos de trabalho suspensos também têm direito garantido aos vales refeição e alimentação.

O texto da Medida Provisória (MP) 1.045, que instituiu o Novo Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda, determina que os vales precisam continuar sendo pagos. A regra vale também para quem teve redução de jornada e de salário.

Vale transporte

Diferente dos vales alimentação e refeição, trabalhadores que migraram para o home-office perdem o direito a ao vale transporte. O motivo é que não utilizam mais o transporte, justamente por estarem em casa.

Vale ficar atento a alguns casos como os pagamentos adiantados de vale transporte, antes da pandemia. Se a empresa já creditou valores para os trabalhadores e esses valores não foram utilizados, eles poderão ser descontados quando houver o retorno do trabalho presencial.

 

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Fonte: André Accarini com edição de Marize Muniz – CUT Brasil


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA