TV Cidade faz retratação pública após declaração transfóbica de apresentador

Após repercussão do episódio de transfobia no programa Balanço Geral, da TV Cidade Fortaleza, tema de nota e notificação do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce), ontem (21/07), o apresentador da atração, o jornalista Luiz Esteves, fez um pedido de desculpas ao vivo. O profissional disse: “No começo da semana, eu fiz um comentário infeliz, completamente equivocado, envolvendo as pessoas trans. E por esse meu erro, eu peço desculpas. De coração, viu”.

Na sequência, o jornalístico trouxe matéria ao vivo diretamente da Casa Transformar, abrigo que acolhe pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, e apresentou números e entrevistas sobre as violências sofridas por esta população.

Com a retratação e a produção de conteúdo de combate à LGBTQIfobia, a emissora cumpre a solicitação do Sindjorce, que havia recomendado um pedido público de desculpas e a produção de matérias que valorizem o respeito à diversidade sexual, que publicizem os dados sobre a transfobia no Estado e enfatizem a existência de uma lei que criminaliza a LGBTfobia no país.

A ação do Sindicato aconteceu após denúncia da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará (ATRAC).

Sindicato recomenda uso do Manual de Comunicação LGBTI+

Construído pela Aliança Nacional LGBTI+ e a rede GayLatino, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Ceará e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Manual de Comunicação LGBTI+ é um importante guia para qualificar os jornalistas e os futuros profissionais para uma produção jornalística verdadeiramente apontada para o respeito e a promoção dos Direitos Humanos, bem como garantir a função social da atividade profissional.

Representante do Núcleo LGBTI dos Jornalistas do Ceará, o presidente do Sindjorce e diretor do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento Profissional da FENAJ, Rafael Mesquita, recomenda que os profissionais de comunicação do estado adotem o material como um verdadeiro guia da atividade profissional, tendo em vista evitar erros, violências e imprecisões na cobertura sobre a temática. “O jornalismo é uma atividade de interesse público e voltada para a promoção da cidadania. Nós, enquanto profissionais, temos a missão de substituir o preconceito por informação de qualidade”, enfatiza o sindicalista.

Baixe o Manual de Comunicação LGBTI+: https://www.sindjorce.org.br/manual-comunicacao-lgbti/