Sindjorce firma parceria com Secretaria Estadual de Educação para desenvolvimento de projeto de alfabetização midiática

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) estabeleceu, em reunião realizada na tarde da última sexta-feira, 24, parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Ceará para o desenvolvimento de projeto de Educação Midiática nas escolas públicas estaduais.

A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação de professores e alunos, para formar cidadãos mais críticos e responsáveis em relação ao consumo de informações, especialmente em um momento em que as notícias falsas e a desinformação se propagam com facilidade nas redes sociais.

A proposição do Sindjorce, apresentada pelo presidente, Rafael Mesquita, e pelo diretor jurídico, Nathan Camelo, foi acolhida pelo Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos e Educação Complementar, professor Helder Nogueira, e por técnicos da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil, Bruna Leão, Wesley Melo e Felipe Kokay, e da Assessoria de Comunicação do órgão, Jacqueline Cavaleante. O encontro foi mediado pelo assessor da Secretaria de Articulação Política do Ceará, Mario Magno, que no ato representou o Secretário Waldemir Catanho.

O projeto, em sua experiência piloto, formará professores e professoras para a produção de aulas e conteúdos sobre o tema, tendo como princípio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz a educação midiática para dentro das escolas por meio de competências gerais: comunicação, cultura digital e argumentação. Nesta fase inicial, ainda neste semestre, 15 escolas serão selecionadas para aplicar a metodologia.

De acordo com Helder, o projeto será implementado dentro da chamada “Escola amiga da Democracia”, e, levando em consideração os 20 anos da Lei 10.639, que pauta a educação antirracista, a iniciativa interseccionará as políticas de igualdade racial. Em paralelo, por sugestão da Secretaria de Equidade, Direitos Humanos e Educação Complementar, será desenvolvido um concurso de produção de conteúdo informativo por estudantes da rede estadual.

Para o presidente do Sindjorce, a parceria é uma conquista histórica e de extrema importância para a sociedade. “Com o projeto e demais iniciativas, contribuiremos para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes em relação ao uso da informação. Vitória do jornalismo, vitória dos e das jornalistas, vitória da sociedade”, finaliza Rafael.

Fotos: Rogério Bié


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA