7 de Abril – Dia do/a Jornalista

Iniciamos o ano de 2020 com um protagonismo do Jornalismo que nem deveria existir: a necessidade de reafirmar a defesa da profissão, de trabalhadores e trabalhadoras jornalistas e da razão de ser da nossa atividade profissional: a produção de notícias. E a necessidade de defesa do Jornalismo é reforçada, na atual conjuntura de pandemia mundial, pelos profissionais que estão também na linha de frente do combate ao novo coronavírus, por meio da divulgação de informação.

As jornalistas e os jornalistas do Brasil ainda passam por esse momento sendo alvos de ataques, quase que diários, do representante maior do país, o presidente Jair Bolsonaro, que passou de uma reivindicação para si da disputa da verdade, acusando o jornalismo de mentiroso, omisso e falso, para atacar nossa profissão, desvirtuando a atuação em defesa da saúde e bem-estar de toda a população para nos acusar de “causadores de histeria”.

São tempos difíceis para o exercício do jornalismo e que temos sempre que nos lembrar do orgulho de ser jornalista, de atuar pela transformação social e pela atuação ética para proporcionar o acesso à informação para toda a população. Em qualquer tempo, nosso trabalho é importante. No atual momento político, social e econômico, ele é essencial!

Parabéns às e aos jornalistas brasileiros!