Abertura do IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa discute a regulamentação da profissão

Na noite da última sexta-feira (27), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) promoveu a abertura do IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Com o tema: “Além das Ondas Digitais: Navegando Pelos Desafios da Assessoria de Imprensa na Era da Hiperconectividade”, o evento pretende ser um marco na organização coletiva de assessores de imprensa do Ceará.

A mesa de abertura contou com as presenças de Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce; Samira de Castro, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Luizianne Lins, deputada federal pelo PT; Renato Roseno, deputado estadual, pelo PSOL; Carmen Santiago, secretária da CUT-CE; Kamila Fernandes, coordenadora de Comunicação da UFC; Liliane Araújo, secretária-executiva de Políticas para Mulheres do Governo do Ceará; Angêla Marinho, representante da Associação Cearense de Imprensa (ACI); Luciano Simplício, presidente da CTB no Ceará e Dayane Oliveira, representante do Sindicato dos Radialistas do Ceará.

O presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, em sua fala de abertura, destacou a resistência dos e das jornalistas nos últimos tempos de governo fascista e durante a pandemia. “Nós seguimos nos últimos anos existindo e resistindo mesmo com todas as adversidades. Mesmo assim, a cada ano a assessoria de imprensa se estabelece como um campo forte no mercado de comunicação. Agora a luta é que os direitos dos assessores sejam respeitados. Assessor de imprensa é jornalista: essa é nossa bandeira”.

Para Samira de Castro, existem algumas batalhas a serem travada, dentre elas a criação do Conselho Nacional dos Jornalistas e a aprovação da PEC do Diploma. “A Fenaj acredita em um jornalismo que deve ser qualificado e para isso a importância de se ter a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista”, ressaltou.

Durante o seu discurso, o deputado Renato Roseno ressaltou sobre a precarização das relações de trabalho, principalmente no campo da comunicação. “Hoje, com as mudanças do padrão tecnológico o que vimos é a precarização das relações de trabalho, não se respeitado questões essenciais como jornada e carga horária. Necessitamos de auto organização de categorias urgente”.

Ao final das falas, a deputada federal Luizianne Lins proferiu a conferência magna “Profissão de jornalista: a inclusão da função de assessor(a) de imprensa na regulamentação profissional”.

Segundo Luizianne, a influência do jornalismo na comunicação corporativa é uma realidade que permanece. “A busca por informação, com olhar crítico, métodos de apuração e checagem, bem como o uso de ferramentas tecnológicas, são pontos de convergência entre assessores de imprensa e jornalistas de redação”, destacou.

Para a parlamentar é preciso melhorar a organização da profissão, aprovando a proposta que retoma a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo (PEC 206/12), em discussão na Câmara.

“No que depender do nosso mandato, essa proposta será aprovado pois eu, enquanto comunicadora, acredito no trabalho árduo e fundamental para a sociedade que é a do assessor de imprensa. Eu me somo à luta: assessor de imprensa é jornalista”, finalizou Luizianne.

Texto: Thiago Marinho / Fotos: Toni Amaral