Inovação e impactos sociais são temas de painéis no Encontro de Assessoria de Imprensa

O último sábado (28/10) foi de muito aprendizado e discussões para os jornalistas cearenses com a realização do IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). A manhã de trabalhos do evento contou com dois painéis, com discussões sobre a profissão de assessor de imprensa, seus desafios e projeções para um futuro próximo da categoria.

> Saiba mais sobre os painéis nos links:

Painel 1 – Clique Aqui

Painel 2 – Clique Aqui

O primeiro painel, que teve o tema “Inovação e empreendedorismo: assessoria de imprensa além do convencional”, contou com a participação de Vera Longuini, jornalista e diretora da empresa de comunicação Ateliê da Notícia, e Ludmila Wanbergna, mestre em gestão e inovação em Saúde e atual chefe da unidade de imprensa e informação estratégica da EBSERH com mediação de Tarcísio Aquino, secretário geral do Sindjorce.

Em sua apresentação, Vera contou um pouco do cotidiano com seus assessorados e como trabalha buscando sempre inovar com suas entregas. “Hoje, com as novas tecnologias, precisamos entregar novidades diariamente aos nossos clientes. Cada mídia necessita de uma adequação em sua linguagem e abordagem, e precisamos tomar para nós essa transição tecnológica que vivemos em nosso cotidiano”, destacou.

Já Ludmila relatou sua experiências profissionais em empresas como Coelce (atual Enel) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), onde pode demonstrar como é trabalhar em assessoria de imprensa com muita e pouca verba e mesmo assim é possível entregar um trabalho de comunicação com excelência, criatividade e inovação.

“Nas duas experiências anteriores ao meu último trabalho pude vivenciar como é trabalhar com muito e com o pouco, mas com criatividade e vontade eu e a minha equipe conseguimos resultados de grande importância como matérias em programas nacionais como Jornal Nacional e Fantástico”, finalizou.

No segundo painel da manhã, o encontro contou com o tema “Questões e impactos sociais: da responsabilidade à mudança de paradigma”. O painel contou com as participações de Solange Engelmann, jornalista e integrante do setor de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e Edwin Carvalho, jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com mediação de Nathan Camelo, diretor Jurídico e Previdenciário do Sindjorce.

Edwin iniciou a sua palestra contextualizando sobre a produção de notícias dos jornais na construção da opinião pública e falou também sobre a sua experiência na Agência Cariri, onde atua com estudantes de jornalismo para oferecer a eles experiências reais do cotidiano de comunicação.

“Quero agradecer ao Sindjorce pelo convite de discutir um tema tão relevante que são os impactos sociais provoca, sobretudo nos movimentos sociais, nas instituições sem fins lucrativos. Foi um momento muito enriquecedor pois foi possível mostrar o trabalho da assessoria fora das grandes corporações. Assessoria de imprensa ultrapassa e muito a questão do grande capital”, destacou Edwin.

Para finalizar os painéis da manhã, Solange contou sobre a experiência da assessoria de imprensa do MST, com foco em mostrar o real trabalho do movimento social em meio aos últimos acontecimentos e ao último governo fascista.

“Esse espaço que o Sindjorce está promovendo é fundamental para que possamos mostrar como assessoria pode sim trabalhar em movimentos sociais. Nos últimos anos o MST passou por uma grande perseguição culminando em uma CPI. Precisamos reconhecer esses trabalhos de assessoria que vão além das grandes empresas e que nossa força de trabalho pode sim ser em prol de um bem comum”, finalizou Solange.

Texto: Thiago Marinho / Fotos: Toni Amaral / Revisão: Rafael Mesquita