EEJAI discute a atuação do assessor de imprensa, setor público e impacto nas redes

Na tarde de sábado (28/10), o IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), deu continuidade às discussões sobre os desafios da função de assessor de imprensa na contemporaneidade.

• Quer saber mais sobre os painéis:

Painel 3 – Clique AQUI

Painel 4 – Clique AQUI

O terceiro painel do encontro teve como norte: “Setor público e o engajamento com a sociedade” e contou com as participações de Bianca Felippsen, jornalista e coordenadora de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Ceará; Reginaldo Aguiar, jornalista e secretário de Comunicação do Ministério Público do Ceará (MPCE) e Helga Rackel, jornalista e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) com a mediação de Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce.

Durante a sua fala, Bianca destacou os espaços que instituições públicas assumiram durante o processo de redemocratização do país e contou um pouco do cotidiano de trabalho da Defensoria. “Nosso trabalho de comunicação com a comunidade é essencial, pois é um órgão que lida com serviço essencial para a sociedade e precisamos informar da forma mais correta possível, pois qualquer erro pode gerar um problema na boa atuação do serviço. O jornalismo feito por nós é também em prol da defesa da população”, destacou a jornalista.

Já o jornalista Reginaldo Aguiar ressaltou a importância do trabalho do assessor de imprensa nos órgãos públicos, entendendo que a lógica da rotina jornalística ajuda “na boa construção do relacionamento entre assessor e jornalista”. Também apontou a importância da comunicação em diversas áreas para a sociedade, mostrando que a atuação desses profissionais é necessária e precisa ter um lugar estratégico nas instituições, principalmente no serviço público, pois “o jornalista é o ator principal no serviço de transparência do serviço público”.

Helga falou, por sua vez, das transformações da comunicação da Secretaria de Saúde do Ceará, com ênfase na formação da sua equipe e nas dificuldades de se atender todas as demandas, devido a pasta ser uma das mais complexas do Ceará, e principalmente no combate às notícias falsas. A jornalista também enfatizou como o órgão também avançou no oferecimento de informação sobre saúde pública diretamente para a população.

“Engajar a sociedade é papel fundamental para nós profissionais de comunicação no combate às fakes news e na promoção de educação através da informação. Trazer nossas questões cotidianas para o centro de discussões é de fundamental importância para nós assessores de imprensa”, destacou Helga.

Na sequência, o último painel do encontro trabalhou o tema: “Assessoria de comunicação de impacto nas redes: navegando pelas oportunidades da era da informação instantânea”, e contou com as participações de Ismar Capistrano, jornalista e professor da UFC e Mauro Costa, sócio-fundador e diretor da AD2M, empresa com mais de 25 anos no mercado de assessoria de imprensa. O painel teve a mediação de Angela Marino, presidente da Comissão de Ética dos Jornalistas do Ceará e secretária geral da Associação Cearense de Imprensa (ACI).

Segundo Ismar, nesta nova era é preciso promover a “cidadania comunicativa”, que é definida como a consciência e o exercício do direito à comunicação que possibilite a inclusão dos diversos grupos sociais na visibilidade midiática.

“O acesso de qualidade aos equipamentos, sinais e conteúdos deve ser parte das políticas públicas, como também a potencialização das apropriações das mensagens, por meio de formações como a leitura crítica dos meios e do letramento digital. A participação dos receptores-usuários na gestão e no planejamento dos meios é outra conquista necessária para a democratização da comunicação”, destacou o pesquisador.

Para finalizar, Mauro Costa falou sobre as mudanças nas redações jornalísticas como também nas relações de trabalho nas assessorias de imprensa. “Precisamos nos adaptar as mudanças no jornalismo e na área de assessoria de imprensa. Esse processo de mudança foi muito rápido e com isso a categoria precisou correr para entender esse novo jornalismo e essa comunicação diferenciada”, destacou o profissional.

Outra questão que foi abordada no painel foi sobre a ascensão dos influenciadores digitais. “O que é mais importante é que foram pautas puxadas pelo Sindicato dos Jornalistas. Sindjorce sempre à frente das discussões. É muito importante que o sindicato puxe essa pauta que assessor de imprensa é jornalista”, finalizou Mauro.

Texto: Thiago Marinho / Fotos: Toni Amaral / Revisão: Rafael Mesquita