Sindjorce solicita audiência com Governador para discutir inclusão de jornalistas em concursos públicos

Foto: FreePik

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) enviou, nesta terça-feira, 31 de outubro, ofício ao Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, com o objetivo de solicitar uma audiência para discutir a inclusão da categoria dos jornalistas nos concursos públicos anunciados pela Secretaria do Planejamento (SEPLAG) para vários órgãos estaduais.

A correspondência destaca a relevância da inclusão dos jornalistas nos concursos já comunicados para ARCE, CEE, IPECE, PGE, SAP, SEAS, SEPLAG, SOP, POLÍCIA CIVIL e Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), com a inclusão de vagas, sobretudo, para assessores de imprensa, mas também para outras funções típicas de jornalistas, como repórteres, repórteres fotográficos, repórteres cinematográficos e designers jornalísticos, tanto em veículos públicos de comunicação vinculados ao Governo quanto nas secretarias e órgãos diversos.

O Sindjorce também destaca a importância de considerar a realização de um concurso específico para preencher as vagas de jornalistas e radialistas na TV Ceará, emissora pública do estado, que tem grande defasagem no quadro de funcionários públicos de carreira.

O ofício menciona os pré-requisitos para a função de jornalista, que incluem a posse de diploma de graduação em Jornalismo e registro profissional. O sindicato também reivindica o respeito aos pisos salariais estabelecidos no estado e jornada de trabalho de até 30 horas semanais, conforme a legislação vigente.

“Queremos nos encontrar com o Governador Elmano de Freitas para abordar detalhadamente a inclusão dos cargos de jornalistas nos concursos públicos em questão, bem como a realização de um concurso específico para a TV Ceará. Isso faz parte de uma estratégia para fortalecer a comunicação pública e a profissão de jornalista no Ceará. Inspiramo-nos no exemplo do presidente Lula, que durante seus mandatos promoveu concursos para jornalistas em ministérios e na Empresa Brasil de Comunicação”, sublinha Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce, que assina o pedido.