Jornalistas do Ceará aprovam Plano de Lutas para o setor de Assessoria de Imprensa

No dia 29 de outubro, encerrando a programação do IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) realizou a plenária final do evento. Na oportunidade, a categoria aprovou as propostas para o Plano de Lutas dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa e escolheu os delegados que representarão o Ceará no Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI).

A mesa da plenária foi presidida pelo presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, secretariada pela diretora de Administração e Finanças, Germana McGregor, e relatoriada pelo secretário geral da entidade, Tarcísio Aquino.

A minuta do Plano, que recebeu as emendas dos e das jornalistas presentes no encontro, foi desenvolvida com base nos princípios defendidos pelas teses guia da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) para o XX ENJAI e nas propostas apresentadas por jornalistas do Ceará na pesquisa Vozes da Assessoria de Imprensa/Comunicação no Ceará.

A tese única contava com discussões cruciais para a profissão de assessor de imprensa, entre elas a luta contra a precarização da categoria, regulamentação da profissão de jornalista, resgate da obrigação do diploma de jornalismo para atuação e a delimitação das atividades profissionais dos assessores de imprensa.

“O evento foi um grande encontro que reuniu a categoria e debateu propostas prioritárias para a nossa luta coletiva na busca de direitos para os assessores de imprensa do Estado do Ceará. Foi um momento muito rico, não só na construção desse plano de lutas, mas também na eleição dos nossos representantes para o nosso encontro nacional de jornalistas em assessoria de imprensa. Um dia muito significativo, onde os assessores do Ceará marcam o reinício de uma trajetória de conquistas e de organização coletiva feita com muita unidade”, destacou o presidente do Sindjorce.

O plano de lutas finalizado possui 31 pontos que devem ser colocados em prática deste já. Entre as medidas mais aguardadas previstas no documento, a garantia de inclusão da atividade de assessoria de imprensa como uma função privativa de jornalistas, além do diálogo com empregadores de jornalistas para a garantia de direitos.

Delegação do Ceará

Os escolhidos para representar o estado no ENJAI, que acontece de 16 a 19 de novembro, em Salvador (BA), são: Rafael Mesquita, Samira de Castro, Tarcísio Aquino, Angela Marinho e Germana McGregor.

“No ENJAI temos muitas missões. Também tornar regra tudo pelo que lutamos no plano nacional, assim como dar o pontapé inicial da nossa primeira Campanha Salarial Nacional Unificada. Agora é trabalho e sem esquecer da nossa luta: assessor de imprensa é jornalista!”, finalizou Rafael.

Plano de Lutas:

Plano de Lutas do Ceará - Discutido na Plenária Final