Assembleia aprova proposta orçamentária para 2021

Principal item de manutenção do Sindicato é o de ‘receitas sociais’

A assembleia geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), realizada de forma virtual em 16 de dezembro, definiu o orçamento da entidade para 2021. A proposta orçamentária apresentada pela direção do Sindjorce foi debatida e aprovada por unanimidade pelos participantes da assembleia. O orçamento prevê equilíbrio ao final do período, com receitas de R$ 174 mil. O item mais significativo na arrecadação é o de receitas sociais (mensalidades dos sindicalizados), que deverão representar 98% do total, com o valor de R$ 171,6 mil.

A novidade da proposta orçamentária, apresentada pelo assessor contábil, João Bosco Cardoso, foi a divisão das despesas operacionais sindicais por diretorias (Comunicação, Cultura e Eventos, Ação Sindical, Direitos Humanos, Segurança e Defesa do Exercício Profissional, Assuntos Jurídicos e Previdenciários) . “A peça orçamentária representou um desafio porque não pudemos baseá-la apenas em 2020, que foi um ano atípico, em função da pandemia”, comentou o contador. Ele acrescentou que, neste exercício, o Sindicato deve terminar com R$ 100 mil em caixa.

Para a diretora de Administração e Finanças, Germana McGregor, o Sindjorce está consolidando seu trabalho de representação da categoria a cada momento. “Mesmo com as demissões em massa e a crise sanitária, acabamos conquistando novos associados, o que ajuda a manter uma receita permanente”, comentou, acrescentando que, até o momento, 61 novos sócios ingressaram nos quadros o Sindicato.

“Perdemos alguns descontos em folha, com as demissões nas empresas jornalísticas, mas tivemos essas sindicalizações porque a categoria confia no nosso trabalho”, comentou Germana McGregor.

Campanhas

A assembleia discutiu a importância de o Sindjorce ter na mensalidade o seu elemento mais importante de sustentação financeira, por expressar a adesão voluntária da categoria à entidade. Neste sentido, a diretora de Comunicação, Samira de Castro, lembrou que o Sindicato está com a campanha Jornalista em dia é Sindicato ativo e direito pra toda a categoria”, que prevê o pagamento de anuidades de 2021 com até 30% de desconto. Ela lembrou que a entidade também negocia débitos de quem está inadimplente e instituiu, há dois anos, a contribuição dos jornalistas freelancers, ou seja, aqueles sem vínculo empregatício.

Este ano, a campanha de sindicalização teve como tema “A esperança tá no sindicato” e foi lançada em janeiro, na confraternização da categoria. Em função da pandemia, para facilitar o ingresso de novos associados, a diretoria lançou o formulário de sindicalização on-line. “Temos que divulgar ainda mais as ações e atividades do Sindicato para os colegas que não são filiados”, comentou o jornalista Paulinho Oliveira. O associado destacou a organização do Sindjorce e elogiou a peça orçamentária aprovada.

O presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, destacou a necessidade de organização coletiva da categoria, que enfrenta ataques diuturnos, tanto do ponto de vista trabalhista, quanto da segurança para o exercício profissional. Mas destacou importante vitória recente no campo jurídico que foi o reconhecimento, por parte da TV Verdes Mares, do valor a ser pago a 12 substituídos em processo coletivo ganho pelo Sindicato.