Entidades convocam para plenária estadual em defesa do SUS

Mais de 100 personalidades e representantes de entidades e movimentos sociais do Ceará confirmaram presenças na plenária virtual que ocorrerá nesta terça-feira (22/12), a partir de 18 horas, para estruturar a campanha em defesa do maior sistema público de saúde do mundo, o SUS, além de defender vacinação e Fora Bolsonaro, já. A atividade on-line marca a adesão à Campanha Nacional da ‘Frente pela Vida’: O Brasil precisa do SUS, idealizada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Centro de Estudos Brasileiros em Saúde (CEBES), Rede Unida, Conselho Nacional de Saúde e outras instituições.

A plenária estadual é uma realização do Movimento Democracia Participativa (MDP/CE), do Setorial de Saúde do PT Fortaleza, da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD-CE), da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMM-CE) e do Movimento #Eu Defendo o SUS. Estarão presentes representantes de movimentos sociais, partidos políticos, instituições de ensino, coletivos organizados, centrais sindicais, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, MST, Fórum Ceará Pela Vida, sindicatos, associações, comissões, conselhos de classe, conselhos de saúde, centros acadêmicos, entre outros.

De acordo com os organizadores, o SUS, no contexto da maior crise sanitária do século, em que mais de 180 mil famílias brasileiras perderam seus amores, no ano em que o Brasil mais precisa, está sendo duramente desfinanciado, situação nunca ocorrida nos 32 anos de sua existência. Em plena pandemia, os valores para 2021 são menores do que os de 2020 – menos R$ 35 bilhões. Sem orçamento suficiente, o SUS não poderá cumprir seu papel de vacinar, cuidar e salvar vidas.

“Diante da grave crise social, econômica, ambiental e sanitária, que afeta profundamente a vida e sobrevivência de nosso povo, devido ao compromisso perverso do atual governo federal com um projeto neoliberal destruidor de direitos humanos e dos direitos e conquistas das/os trabalhadoras/es, entendemos que a organização e mobilização popular em defesa da Vida e do SUS, se faz necessária e urgente”, avaliam as entidades.

De acordo com Inocêncio Uchôa, juiz aposentado e integrante da ABJD e do Movimento Democracia Participativa, o SUS foi a maior conquista social da constituinte brasileira de 1988, que impôs aos governos burgueses uma Política de Estado que acolhe e dá tratamento médico sem qualquer ônus a todas e todos que precisam, até estrangeiro de passagem pelo país, desde o atendimento básico na UPA ou no posto de saúde do bairro até as cirurgias mais complexas nos hospitais gerais ou específicos, de cidades grandes ou pequenas, seja do usuário pobre, médio ou rico, incluindo transplantes de fígado, rim, coração etc, e até mesmo cirurgias eletivas como reconstituição mama e outras.

“O SUS realiza um espetacular sistema nacional e universal de vacinação permanente (e de emergência, quando necessário) composto de dezenas de vacinas, distribui diariamente milhões de medicamentos de uso permanente ou não, além de entregar diariamente a pobres e ricos um sem número diário de medicamentos de uso contínuo, que em razão de seus altos preços não são ofertados pelos planos privados de saúde”, completa Uchôa.

“Estamos vivendo um capítulo singular da história brasileira que nos exige
coragem, unidade, agilidade e efetividade! É chegada a nova hora. Temos uma nova e intensa luta no Brasil em defesa do SUS. Nosso povo precisa, e agora, mais ainda, precisará de cuidado. Não podemos conviver com a COVID-19 e/ou seguir para o
‘pós pandemia’ sem recursos financeiros suficientes para cuidar de nosso povo”, completam as entidades, em manifesto que circula nas redes sociais.

Serviço:

Plenária de estruturação da Frente pela Vida em defesa do SUS no Ceará