Assembleia debaterá proposta de reajuste para profissionais de jornais e revistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) convoca os profissionais empregados em empresas de jornais e revistas para Assembleia Geral Extraordinária, marcada em regime de urgência para esta segunda-feira, 07 de fevereiro, às 18h, por meio da plataforma Zoom, para deliberar sobre a proposição patronal final para o reajuste salarial dos jornalistas do segmento.

Há três anos os jornalistas de impresso esperam a definição de aumento salarial, que foi prejudicada pela demora nos retornos das organizações patronais e pelo cenário de pandemia de Covid-19. O avanço nas negociações, retomadas em outubro do ano passado, só aconteceu após novas mobilizações lideradas pelo Sindjorce, que direcionou apelos ao Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Ceará (Sindjornais) e às empresas do setor.

O presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, aponta a importância da participação de todos na assembleia e, desde já, destaca certas problemáticas que serão abordadas na assembleia: “o Sindjornais, representante legal dos jornais e revistas, está com mandato vencido, o que pode vir a dificultar o registro da convenção coletiva. Por isso, na assembleia, também precisaremos avaliar a necessidade de estabelecer acordos coletivos por empresa”, destaca o presidente.

A urgência neste momento, conforme o Sindicato laboral, é reduzir os danos causados pela ausência de aumento salarial, renovar a Convenção Coletiva e garantir direitos. “Estas negociações se arrastam desde o segundo semestre de 2019, quando fechamos o reajuste de 2018 e a nova Convenção. Entretanto, por conta dos seguidos adiamentos das discussões, provocados pelos patrões, as tratativas entraram por 2020, sendo interrompidas durante o ano da pandemia e só retomadas no segundo semestre de 2021, após seguidas cobranças. Sendo assim, mais do que nunca, é hora de fechar esse ciclo e nos preparar para as próximas batalhas”, finalizou o presidente do Sindjorce.

Link para entrar no Zoom na data e horário da reunião:

Edital de Convocação: