Assembleia vai debater campanhas salariais e relatório parcial de atividades

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) convoca todos os jornalistas associados e em dia com suas obrigações sindicais para assembleia geral ordinária, na sexta-feira, dia 7 de junho, às 12h (primeira convocação), no auditório da entidade. Na pauta, discussão sobre as Campanhas Salariais de Mídia Eletrônica 2019 e de Mídia Impressa 2018/2019 e a apresentação do relatório parcial da Diretoria sobre o andamento das atividades administrativas, sindicais e financeiras.

De acordo com a presidente do Sindjorce, Samira de Castro, serão apresentados na AGO os números de sindicalizações e emissões de carteiras nacionais e internacionais de Jornalistas, no intervalo de janeiro a maio de 2019. Já o relatório financeiro acompanha as receitas e despesas da entidade no período de janeiro a abril desse ano. “Em 2018, tivemos 45 novas sindicalizações, o que dá uma média de 3,75 sindicalizações por mês. Esse ano, de 1º de janeiro a 20 de maio, tivemos 18 sindicalizações, uma média de 3,6 por mês”, adianta.

A dirigente sindical reforça que os números são prejudicados pela política das empresas de Comunicação do Estado de impedirem o acesso do Sindjorce às principais redações, inviabilizando a realização de campanhas de sindicalização como são previstas nas Convenções Coletivas da categoria. “A prática antissindical no Ceará é muito pesada. Os donos da mídia não querem que os jornalistas tenham contato com a representação classista. Tanto é assim que afastam os diretores do contato com as bases”, comenta.

No tocante às ações sindicais, a Diretoria vai mostrar as atividades executadas até o momento, como negociações salariais, mobilizações e atos nas portas das empresas, participação em atividades do movimento sindical, orientações sobre segurança da categoria, campanhas de estímulo ao pagamento de anuidades e semestralidades com desconto, notas e posicionamentos públicos, participação em debates nas universidades, ações de fomento à Cooperativa dos Jornalistas do Ceará, vitórias judiciais, debates na entidade, atividades para os aposentados, atuação nacional do Sindjorce, eventos institucionais comemorativos, homenagens, novos convênios e atividades de qualificação e aperfeiçoamento profissional da categoria.