Bootcamp fomenta negócios em Comunicação e estrutura Cooperativa de Jornalistas do CE

Dando continuidade ao projeto de implementação da Cooperativa de Jornalistas do Ceará, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado (Sindjorce), em parceria com o Sebrae Ceará, realizou, de 25 a 27 de outubro, “Bootcamp de Inovação para o Jornalismo”. Cerca de 30 jornalistas, de diversas áreas, participaram da capacitação, em modelo de imersão, conhecendo e aplicando técnicas inovadoras para empreendimentos em Comunicação.

Para Bruno Leitão, instrutor do Sebrae-CE e facilitador do Bootcamp, a ideia foi “ter uma visão mais rápida e acelerada dos processos, testando, medindo e vendo, na prática, o que funciona”. “A ideia da Cooperativa é maravilhosa, pelo seu contexto ideológico e pelas possibilidades que propõe”, afirmou. O treinamento intensivo e prático é totalmente alinhado com o mercado de trabalho e com foco no domínio das habilidades e desenvolvimentos de ferramentas. Dentre os temas abordados, os alunos conheceram, por exemplo, os conceitos de mindset, segmentação de clientes, mercado, proposta de valor, Lean Canvas e vantagem competitiva.

No primeiro dia do encontro, Tarcísio Matos, assessor de Comunicação do Sistema OCB/CE – Sescoop/CE falou aos cursistas da importância do Cooperativismo e das possibilidades para categoria com a formação de uma estrutura organizada, democrática e viável economicamente. “Estivemos recentemente em Brasília, na sede da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), com um grupo de jornalistas aqui do Ceará e falamos sobre o nascedouro dessa Cooperativa. Estamos atentos aos processos que vocês vêm desenvolvendo e esse momento aqui, estudando, buscando entender o negócio. É fundamental”, disse

Para o presidente do Sindjorce e diretor de Mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita, o Sindicato assumiu a responsabilidade de ser espécie de incubadora do processo de desenvolvimento da Cooperativa de Jornalistas do Ceará, uma demanda política construída no I Congresso Estadual Extraordinário de 2017 e referendada no IX Congresso Estadual de 2018.

“A gente entende que as transformações no mundo do trabalho do jornalismo demandam uma reorganização produtiva dos profissionais. Portanto, oportunizar novos modais de trabalho e de organização da mão de obra da categoria é um dos papeis da entidade sindical nessa época”, frisou o dirigente, destacando que o Bootcamp também recepcionou profissionais freelancers que empreendem em diversos meios, como sites, blogs e podcasts. “Temos o compromisso de pensar em alternativas de geração de trabalho e renda para os profissionais”, acrescentou.

Na avaliação dos participantes, a formação foi muito proveitosa. “Três dia de muito conhecimento, colaboração, aprendizado e risadas. Jornalistas quando se juntam e quando têm o mesmo objetivo só pode sair coisa boa”, afirmou Jefferson Cândido Sampaio. “O Bootcamp, ao meu ver, também veio trazer energia, um novo gás e despertar interesse sobre empreender, sobre o desafio e vontade de sermos Cooperativa. Foi uma germinação (mais prática) da cooperativa em si”, disse Rogério Maia.

“O Bootcamp foi maravilhoso”, comentou a jornalista Mara Rebouças, que já pensa em fazer uma formação sequenciada, voltada para a consolidação do modelo de negócios da Cooperativa. A boa notícia é que a parceria com o Sebrae Ceará, iniciada com essa imersão, deverá desenvolver-se com outras ações para a categoria.