Café e Memória do Jornalismo Cearense terá a participação de alunos da Estácio

O tradicional bate-papo regado às histórias que marcaram a atuação profissional individual e as lutas coletivas dos jornalistas cearenses vai ganhar um ingrediente a mais. Em sua edição comemorativa aos 65 anos do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), o projeto Café e Memória do Jornalismo Cearense contará com a participação de estudantes de Jornalismo da Estácio. Os alunos que participam do projeto/laboratório Agência Experimental de Notícias, coordenado pelo professor Valente Júnior, realizarão a cobertura do encontro de gerações, que acontecerá na quinta-feira, dia 14 de junho, das 16h às 18h, no Espaço Cultural SindBar (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres).

Segundo a presidente do Sindjorce, Samira de Castro, o café oportuniza, como o nome diz, um resgate das histórias de colegas que colaboraram, direta ou indiretamente, para a criação e fortalecimento do próprio Sindicato, a consolidação da profissão e, sobretudo, para o Jornalismo cearense. “Ao unirmos estudantes de Jornalismo e profissionais veteranos em um mesmo espaço, estamos proporcionando o diálogo inter-gerações e construindo laços de pertencimento á categoria em várias gerações”, comenta;

“Em uma sociedade historicamente acostumada a não valorizar os mais experientes, o Sindjorce se insurge na direção oposta: resgatando a memória dos que fizeram – e ainda fazem – a luta classista, bem como promovendo a troca de experiências entre gerações de jornalistas cearenses”, resume Telma Costa, integrante da Comissão Estadual de Ética e uma das idealizadoras do projeto.

Telma Costa lembra que a entidade lançou o projeto Café e Memória do Jornalismo Cearense em 2016. “No início, eram encontros mensais, mas, a pedido dos próprios participantes, passaram a ser quadrimestrais. Na verdade, são momentos descontraídos de conversa, que se tornam uma oportunidade para rever os amigos, relembrar muitas histórias e tomar um lanche preparado com todo carinho pela equipe do Sindjorce”, comenta.

Viver Mais

Esta edição de aniversário do Café e Memória do Jornalismo Cearense também terá a participação da jornalista Ian Gomes, apresentando o programa Viver Mais, com exibição das entrevistas feitas com colegas de profissão. Trata-se do primeiro programa da TV cearense que fala sobre longevidade de maneira positiva. Entre as atrações, o Viver Mais realiza entrevistas com personalidades locais e nacionais que chegam à terceira idade e estão em plena atividade. Com duração de meia hora, dividido em três blocos, o programa traz também dicas de beleza, receitas e roteiros da cidade de Fortaleza.