Campanha Salarial de Mídia Impressa: MPT marca mediação para dia 26 de outubro

MPTO Ministério Público do Trabalho (MPT) negou às empresas dilação de prazo para se manifestarem sobre a aceitação do patronato pela Convenção Coletiva de Trabalho com vigência de 1º de setembro de 2014 a 31 de agosto de 2016. No mesmo despacho, o MPT agendou reunião entre as partes para o dia 26 de outubro, às 14 horas.

Até a presente data, os jornais Diário do Nordeste, O Estado e O Povo não se manifestaram sobre a proposta do MPT de ampliar, excepcionalmente, a vigência da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Jornais e Revistas para dois anos, retroativa a setembro de 2014.

Já estão em poder do MPT/CE os balanços patrimoniais dos jornais de maior circulação do Estado, referentes aos três últimos exercícios financeiros. Eles estão sendo analisados pela contadoria do órgão. O objetivo é saber se o índice de reajuste proposto pelas empresas à categoria é condizente com os lucros dos jornais, sobretudo no ano da Copa do Mundo de Futebol e de eleições.

A proposta patronal é de 7,95% de reajuste para o piso salarial de mídia impressa, perfazendo um ganho real de 1,5%, ao passo em que, para os demais salários, o reajuste proposto é de 7,41% (1% acima da inflação do período, que foi de 6,35%). As empresas negaram todas as demais cláusulas pleiteadas pela categoria, inclusive as que não apresentam impacto financeiro, como a criação de comissões de segurança, nas redações, para avaliar os riscos em coberturas de determinadas pautas.