Centrais e movimentos sociais fortalecem Greve Global pelo Clima dia 20/09

A defesa dos direitos trabalhistas e a luta contra a reforma da Previdência também farão parte das ações da Greve Global pelo Clima no Brasil

Desmatamento, queimadas, uso de agrotóxicos, aquecimento global, privatização, falta de investimento e de fiscalização ambiental. Todas essas questões serão levadas às ruas do Brasil e de outros países nesta sexta-feira (20/09), dia da Greve Global pelo Clima. Ao lado de pautas ambientais também estarão bandeiras em defesa dos direitos trabalhistas, da aposentadoria e contra o desemprego. Em Fortaleza, o “Ato em Defesa da Soberania Nacional, da Educação e da Aposentadoria” terá concentração a partir de 9h, em frente ao Serpro (Avenida Pontes Vieira, 832, São João do Tauape).

O agravamento da questão ambiental tem mobilizado a atenção dos movimentos sociais e do movimento sindical internacional, como ficou evidente nas ações de protesto contra o desmatamento e as queimadas na Amazônia brasileira, embora este seja apenas um aspecto de um problema bem mais grave.

Para além do meio ambiente, muita coisa vai mal no Brasil, afetando diretamente as condições de trabalho e de vida da classe trabalhadora. “Está havendo uma verdadeira destruição do país, comandada pelo atual governo, que  aprofunda as políticas neoliberais que tiveram início com o golpe de 2016”, afirma Sérgio Nobre secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A destruição do que acumulamos no decorrer de décadas de lutas e conquistas se dá por meio de diversas iniciativas como parte do mesmo projeto político: a  retirada de direitos expressa na antirreforma trabalhista e na antirreforma da previdência;  a diminuição da proteção social e a desestruturação das políticas públicas de saúde, educação e de valorização do salário mínimo; a subordinação da soberania nacional aos interesses das empresas multinacionais através da entrega de nossas riquezas e da privatização de empresas estatais; a ofensiva contra os movimentos sociais e contra os sindicatos.

“Essas políticas nefastas têm aumentado a fome, a pobreza e as desigualdades, a violência, além de não apresentarem uma solução para o desemprego que continua em patamares alarmantes. Temos motivos de sobra para juntos organizarmos mais um dia de protestos contra a  destruição do meio ambiente e do Brasil”, afirma Sérgio Nobre.

Por estes motivos, a CUT reitera sua posição de protesto e de insubordinação ao desastre e destruição  que nos estão sendo impostos pelo governo Bolsonaro. “Nosso objetivo é convergir nesse dia de mobilização internacional as lutas ambientais, em defesa da Amazônia e do Clima, e as lutas por direitos, em defesa da previdência, da educação, da soberania e contra as privatizações. Todos/as juntos/as contra a destruição do Brasil patrocinada pelo Governo Bolsonaro”, pontua o dirigente.

Além do dia 20, a CUT e demais centrais também farão protestos no dia 24 em Brasília, data em que será votada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 006/2019, nome oficial da reforma da Previdência, no Senado. “Iremos receber os senadores no aeroporto pela manhã e depois vamos protestar no entorno do Congresso Nacional”, diz Nobre.

Com informações da CUT Nacional